O Museu Histórico de Campos vai abrir exposição com ex-votos (objetos dados em devoção a um santo) para Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista - Divulgação prefeitura de Campos
O Museu Histórico de Campos vai abrir exposição com ex-votos (objetos dados em devoção a um santo) para Santo Amaro, padroeiro da Baixada CampistaDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — O Museu Histórico de Campos começar o ano comemorando o feriado municipal de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campistas, celebrado na quarta-feira, dia 15. A exposição “A fé não costuma falhar” conta a história de devoção ao santo, através de diversos objetos doados às divindades, por fiéis, como forma de agradecimento pelos pedidos atendidos.
Gerente do museu, Graziela Escocard diz que a mostra tem grande variedade de ex-votos — os presentes dados pelos fiéis aos santos em forma de pedido ou agradecimento por uma graça —, muitos deles cedidos pela Igreja de Santo Amaro.
Publicidade
“Muitas pessoas acreditam que o ex-voto exista ainda só no Nordeste, porém também possuímos esta tradição, principalmente na Baixada Campista”, aponta a historiadora. “Trata-se de uma manifestação ligada diretamente à arte religiosa e à arte popular. As pessoas depositam objetos por diversos motivos, como a cura de doenças, dificuldades financeiras, acidentes”.
O Museu Histórico de Campos fica aberto durante o verão de terça a sexta, das 10h às 17h. Para visitas de grandes grupos é necessário agendamento prévio, feito no local ou pelo telefone (22) 98175-0616.
Publicidade
Museu Histórico de Campos
Solar Visconde de Araruama, Praça do Santíssimo Salvador, 40, no Centro.