Coppam se reúne para atualizar lista de prédios históricos de Campos ameaçados
Depois de desabamento de sobrado no Centro, órgão exige cumprimento de planos de reparos emergenciais
Antigo sobrado na esquina da rua Barão do Amazonas com avenida Alberto Torres desabou com a tempestade que caiu no domingo em CamposReprodução internet
Por O Dia
Campos — Depois do desabamento de um antigo sobrado na região central da cidade, Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam) se reuniu nesta terça para atualizar a lista de prédios de interesse histórico e cultural do município que estão em situação de risco, e adotar medidas caso sejam necessárias.
O proprietário da edificação cuja fachada ruiu com a temporada de chuvas, Leonardo Rodriguez, esteve presente à reunião e apresentou o Novo Plano de Trabalho Emergencial para reparo do imóvel. O Coppam, que havia rejeitado o primeiro projeto apresentado, desta vez aprovou a nova versão com as modificações solicitadas, com apresentação do profissional técnico responsável, registro profissional e cronograma com prazos para execuções.
Publicidade
“O proprietário do prédio apresentou novo Plano e atendeu nossas requisições. O escoramento imediato solicitado também já foi executado. A partir de agora, aguardaremos um novo projeto, que será o plano de restauração do prédio”, disse Cristina Lima, presidente do Coppam.
De acordo com Cristina, o Ministério Público também foi informado do caso, incluindo a notificação dada ao proprietário em outubro, para que reparasse o prédio justamente pelo risco de desabamento.
Publicidade
Na reunião, o Coppam também ouviu as demandas da Santa Casa de Misericórdia, detentora de um edifício-garagem em frente ao imóvel que desabou. O Diretor de Patrimônio da Santa Casa, Rui Grain, esteve presente. A intenção era chegar a um acordo quanto à interdição da área afetada pelo desmoronamento e solicitar atenção especial durante as obras. Mas a interdição já foi suspensa e o trânsito no local, regularizado.