Com o isolamento social imposto pelo coronavírus, os testes do pezinho de recém-nascidos de Campos são feitas com horário marcado - Divulgação prefeitura de Campos
Com o isolamento social imposto pelo coronavírus, os testes do pezinho de recém-nascidos de Campos são feitas com horário marcadoDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — A Subsecretaria de Atenção Básica de Campos contabilizou 420 testes do pezinho realizado apenas no mês de abril, na Cidade da Criança. O bom número foi alcançado com a adoção do agendamento telefônico para a coleta, uma das medidas tomadas durante a pandemia do novo coronavírus.
“Caso o teste mostre alguma orientação, já encaminhamos o bebê para início do tratamento. Quanto mais brevemente o exame e o diagnóstico de alguma doença forem feitos, melhores as possibilidades da criança”, orienta Suellen André, coordenadora de programas especiais da Secretaria de Saúde.
Publicidade
O teste do pezinho é oferecido na rede pública para os recém-nascidos depois das primeiras 48 horas do parto, e até o quinto dia de vida. Para fazer a marcação, deve-se ligar para o telefone (22) 981.793.393. A coleta é na Cidade da Criança, na Avenida 28 de Março, no Parque Alzira Vargas.
Em breve, a Cidade da Criança também contará com ações de imunização, teste da linguinha, além de atendimento preventivo em saúde bucal. O espaço também aplica vacinação contra BGC para recém-nascidos.