A prefeitura diminuiu a frequência dos serviços de coleta de descarte irregular, capina e varrição de ruas em meio à crise do coronavírus - Divulgação prefeitura de Campos
A prefeitura diminuiu a frequência dos serviços de coleta de descarte irregular, capina e varrição de ruas em meio à crise do coronavírusDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — O recolhimento forçado das pessoas a suas casas, por causa da pandemia do coronavírus, tem produzido outros efeitos negativas nas cidades pouco considerados. Em Campos, o volume de produção de resíduos domésticos e de descarte irregular de entulho e lixo dobrou. Desde o início da quarentena, a concessionária de limpeza urbana tem recolhido uma média de 40 mil toneladas mensais, contra 20 mil dos meses anteriores.
Esse é um cenário ainda mais preocupante quando a prefeitura se vê forçada a reduzir os serviços de coleta como decorrência do grande impacto na economia da crise da covid-19. Desde março, o contrato entre a empresa e a municipalidade foi refeito, com corte na frequência da remoção de descarte irregular, capina e varrição de ruas. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, porém, a coleta de lixo está preservada.
Publicidade
“Houve a necessidade de reajustar o contrato de prestação de serviços para adequação à atual capacidade financeira da prefeitura. Sugerimos um estudo para que a população seja afetada o mínimo possível”, explica Leonardo Barreto, secretário de Desenvolvimento Ambiental de Campos.
Barreto apela para a boa educação e senso comunitário da população campista, e pede que o lixo seja descartado de forma correta, para que os cortes feitos produzam o mínimo transtorno possível.
Publicidade
“Precisamos, apenas, que as pessoas não joguem lixo ou entulho em locais proibidos, o que já deveria ser o padrão”, pondera o secretário. “Se todo o lixo domiciliar for depositado adequadamente, os caminhos que passam regularmente pelos bairros e distritos farão a coleta”.
Para o detritos e entulhos que não podem ser dispensados junto com o os resíduos domésticos, a cidade conta com oito Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (ver lista abaixo). O descarte irregular de lixo é crime passível de penalidades previstas na legislação municipal.
Publicidade
Pontos de Entrega de Entulhos
Ecoponto Penha (Av. Doutor Newton Guaraná);
Caju (XV de Novembro ao lado do Cemitério do Caju)
Zuza Mota (Av. Zuza Mota, 335)
Rui Barbosa (Av. Nossa Senhora do Carmo)
São Caetano (Av. Anitta Peçanha)
Julião Nogueira (Rua Wilson Amaro de Freitas)
Flamboyant (Rua Raul Escobar, prolongamento da Rua Formosa
Farol de São Thomé (Rádio Velho, rua atrás da Escola Municipal de Farol)