Funcionário da prefeitura de Campos higieniza as ruas enquanto pessoas circulam pelo Centro - Jean Barreto/Prefeitura de Campos
Funcionário da prefeitura de Campos higieniza as ruas enquanto pessoas circulam pelo CentroJean Barreto/Prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — No esforço conter o crescimento da pandemia do coronavírus e aumentar o índice de isolamento social da população, a prefeitura de Campos começou a utilizar a tecnologia em favor do combate ao desrespeito aos decretos da quarentena. A Secretaria Municipal de Segurança Pública tem acompanhado desde o fim do mês passado a movimentação dos campistas pela plataforma digital "Fique bem, fique em casa”, que cruza os dados das antenas de celulares das principais operadoras do país para traçar uma estimativa da adesão ao distanciamento social. No momento, Campos tem oscilado entre 40% e 45%, o que ajudou a frear incialmente a curva de contágio, mas é insuficiente para reverter a tendência de alta.

“Estamos avançando nas medidas de enfrentamento à Covid-19, mas precisamos contar com a colaboração de todos”, destaca o prefeito Rafael Diniz.
Mais uma morte e 23 novos casos de coronavírus em Campos

O sistema está em uso em diversas cidades brasileiras, e utiliza o rastreamento dos celulares para verificar o posicionamento e a circulação das pessoas, mas não há identificação dos números ou outros dados que possam identificar o cidadão, o que preserva a privacidade de cada um.

“Diariamente fazemos a fiscalização com essa plataforma. Conseguimos identificar uma possível aglomeração e mobilizar as equipes para agir com mais precisão”, explica o secretário de Segurança Pública Darcileu Amaral, que reforça que apenas sua pasta tem acesso ao dados do “Fique bem, fique em casa”.
Publicidade
Com 10 mortos e 197 casos de coronavírus, Campos acirra medidas de isolamento social

A expectativa é que “a área de cobertura” do sistema vá se expandir nos próximos dias, atuando com mais eficácia nos bairros e distritos mais distantes.

“Teremos acesso a mais funcionalidades em breve. Seremos capazes de saber se alguém está fora de sua área de residência”, acrescenta Amaral.

No início da semana, Diniz publicou novos decretos aumentado o rigor das proibições de circulação, depois do crescimento vertiginoso de casos na cidade em poucos dias.