Imagem computadorizada do coronavírus  - Reprodução/ Internet
Imagem computadorizada do coronavírus Reprodução/ Internet
Por O Dia
Campos — Campos registrou um recorde de 71 novos casos de coronavírus num período de 24 horas, elevando o total de contaminados para 571. O número impressiona, mas condiz com a previsão da Vigilância em Saúde, a partir de uma mudança no sistema de notificações e na estrutura de testagem que visa diminuir a subnotificação. Nesta terça também foi confirmado mais uma morte, de uma mulher de 78 anos, a 27 sétima vítima fatal da covid-19 no município.
“Esse aumento não reflete o número de casos registrados nas últimas 24 horas, uma vez que estes casos já estavam no sistema anteriormente mas não haviam sido notificados”, explicou Andreya Moreira, diretora da Vigilância em Saúde campista.
Publicidade
Nos últimos dias, falhas foram corrigidas no sistema e os dados atualizados, contribuindo para o aumento do número de registros. A capacidade de realização de testes do Lacen, laboratório que concentra as análises no estado, também dobrou, de 900 para 1800 por dia, e isso se reflete nos números. O credenciamento de um laboratório em Campos, no Hospital Geral de Guarus, também deve provocar elevação na quantidade de confirmações diárias.
Para os próximos dias ainda podem ocorrer diferenças no número de casos divulgados pelo município e o Estado, no entanto, a tendência é equalizar a informação, de acordo com Andreya.
Publicidade
Outro fator determinante foi que o município passou a registrar os dados computados por empresas privadas. Antes elas passavam a informação diretamente à Anvisa, que a incluía no sistema sem que a notificação ocorresse em Campos. A Vigilância em Saúde passa a contabilizar também esses números.