Imagem digitalizada do coronavírus - Divulgação/ Internet
Imagem digitalizada do coronavírusDivulgação/ Internet
Por O Dia
Campos — O ajuste nos métodos de registro de casos de coronavírus em Campos levou a um grande aumento do número confirmações diárias, e demonstra o tamanho da subnotificação de pessoas contaminadas, um problema que afeta todo o país. Apenas na quarta, foram 79 novos casos oficiais, um novo recorde. No primeiro dia em que os dados compilados pelo novo sistema foram divulgados, na terça, foram 71 notificações. Também foi confirmada mais uma morte pela covid-19 no município, de um homem de 77 anos.
Com isso, já são 650 moradores infectados pelo vírus letal, e 39 mortes — 28 confirmadas, e 11 em investigação. Outro número que talvez dê uma dimensão mais precisa do panorama da pandemia em Campos é a quantidade de pacientes com SRAG, síndrome respiratória aguda grave: 143. Também estão em observação 1780 registros de síndrome gripal.
Publicidade
A diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, destaca que esse aumento não representa um crescimento súbito da doença na cidade, e sim um acúmulo de casos represados que não haviam sido contabilizados.
“Esse aumento não reflete o número de casos registrados no município nas últimas 24 horas”, diz Andreya. “Eram casos que já estavam no sistema, mas não oficializados para coronavírus".