O prefeito de Campos, Rafael Diniz (à direita), recebe os testes de contaminação pela covid-19 de representante do Porto do Açu - Divulgação prefeitura de Campos
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (à direita), recebe os testes de contaminação pela covid-19 de representante do Porto do AçuDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — No esforço para diminuir a subnotificação e embasar as tomadas de decisão do poder público para o combate à pandemia do coronavírus, Campos vai ampliar sua capacidade de testagem para a covid-19. Através do aplicativo Dados do Bem, a prefeitura vai selecionar moradores para a realização do exame que detecta a infecção. Com isso, a expectativa é ter um panorama mais fiel do quadro de contágio no município, uma vez que serão testadas pessoas que não chegaram às unidades de saúde com os sintomas mais graves da doença.
Os testes foram fornecidos pelo Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu. A coleta de amostras começa na próxima semana. E a seleção se dá a partir do preenchimento, pelo cidadão, de um questionário no aplicativo, que pode ser baixado para celulares Android e iOS.
Publicidade
“É com parcerias como esta que podemos viabilizar testes de covid para a população. O Porto é um excelente parceiro”, comemorou o prefeito Rafael Diniz, que aproveitou para criticar o governador Wilson Witzel. “Recebemos pouca ajuda do estado no combate à covid-19. Sem parceiros, não teríamos ações adequadas para o enfrentamento da doença”.
Publicidade
Sem fins lucrativos, o Dados do Bem é um projeto de monitoramento epidemiológico que faz acompanhamento em tempo real e com GPS da distribuição do coronavírus nos centros urbanos. Campos é o segundo município fluminense a utilizar o sistema.
Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde espera ter mais dados para agir nos distritos e bairros mais contaminados. Por dia, serão realizados 100 testes. Para ser selecionado, é preciso baixar o aplicativo e responder às perguntas. Aqueles que forem escolhidos para testagem vão receber uma mensagem com um QR code (código de barras enviado por celular).
Publicidade
Os testes para o coronavírus doados pelo Porto do Açu para a prefeitura de Campos - Divulgação prefeitura de Campos
“Quem receber a mensagem indicando a necessidade de teste será orientado a seguir para a realização do mesmo com dia e horário marcados", explica a secretária.
Publicidade
A seleção de pessoas para o teste é exclusivamente feita através do algoritmo do aplicativo que foi coordenado pelo Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador da Fiocruz.
A diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, estimula que todos façam o download do Dados do Bem e preencham o questionário digital, mesmo aqueles que julgam não ter entrado em contato com o vírus.
Publicidade
“Todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa”, diz a médica infectologista.
Publicidade
O secretário de Desenvolvimento Econômico Felipe Quintanilha destaca que quanto mais dados as autoridades médicas obtiverem, mais precisas serão as estratégias traçadas para a retomada da normalidade.
“Os testes por amostragem são uma forma de medir a evolução da Covid-19 para podermos voltar às nossas atividades de forma segura”, diz Quintanilha.