A diretora da Vigilância em Saúde de Campos, Andreya Moreira, e o prefeito da cidade, Rafael Diniz, apresentam os detalhes da nova fase do isolamento contra a covid - Divulgação prefeitura de Campos
A diretora da Vigilância em Saúde de Campos, Andreya Moreira, e o prefeito da cidade, Rafael Diniz, apresentam os detalhes da nova fase do isolamento contra a covidDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — A pressão da crise econômica e a necessidade geral de retomar algum nível de produtividade falaram mais alto e Campos vai diminuir o rigor do isolamento social contra o coronavírus e avançar no seu plano de retomada da atividade econômica. A partir desta quarta, a cidade entra na fase amarela, de atenção máxima, depois de um mês no lockdown parcial. No novo estágio, setores críticos do comércio e da vida social campista voltam a abrir as portas, como as lojas de rua, salões de beleza e templos religiosos.
Publicidade
Cidades brasileiros e outros países que reabriram o comércio viram nas semanas seguintes o número de novos casos disparar. O prefeito Rafael Diniz se mostra confiante de que as medidas tomadas ao longo das últimas semanas, entre elas o aumento do número de leitos da rede municipal, foram suficientes para conter o pior da crise de saúde pública.
“Pela primeira vez desde o início da pandemia, o número de casos de pessoas recuperadas em Campos foi maior que o número de casos ativos. Fechamos na sexta-feira com 602 recuperados e 544 ativos”, ao fazer o anúncio da mudança de classificação da quarentena no município.
Publicidade
Diniz, ele mesmo contaminado na última semana pelo coronavírus, parece estar ciente dos riscos assumidos e saber que os protocolos de segurança para minimizar o espalhamento da doença têm eficácia limitada.
Publicidade
“O momento ainda é extremamente delicado e não quer dizer que podemos relaxar as medidas de proteção”, alerta o prefeito campista. ”Toda a população precisa continuar seguindo as regras de isolamento. Se o número de casos de covid tiver um aumento muito grande, nós poderemos não apenas retornar à fase laranja, mas retornar para a vermelha, o lockdown total”.
Além dos serviços considerados essenciais — como supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de gás — e das atividades extras liberadas na fase laranja — escritórios de advocacia, de contabilidade, de consultorias, de arquitetura e engenharia, imobiliárias, agências de seguro e de planos de saúde —, o nível amarelo permite o funcionamento de barbeiros, cabeleireiros e manicures, lojas de automóveis e concessionárias, além de todo o comércio de rua.