Apesar de atraso pelo coronavírus, rebanho campista imunizado contra a febre aftosa
Mais de 500 pequenos criadores, com até 70 cabeças de gado, recebem gratuitamente doses da vacina contra a doença; segunda etapa vai proteger animais com até 24 meses, em novembro
Por O Dia
Campos - Cerca de 17 mil cabeças de gado de pequenos criadores foram vacinadas gratuitamente contra a febre aftosa em Campos. São 520 pecuaristas com até 70 animais cada beneficiados pelo programa da Secretaria de Agricultura, que cedeu as doses da vacina e o pessoal treinado para sua aplicação.
"O trabalho atrasou um pouco em relação ao previsto porque, devido à pandemia do novo coronavírus, houve demora na chegada de doses complementares para concluir a vacinação", justificou Robson Vieira. "Mas todos os criadores cadastrados foram atendidos. Sempre procuramos dar atenção ao pequeno produtor".
As equipes que atuaram na imunização do rebanho campista seguiram os protocolos de segurança contra o coronavírus, de acordo com Vieira. O secretário também informou que a segunda etapa da campanha, prevista para novembro, será apenas para animais com até 24 meses de idade.
Publicidade
Campos registra 42 novos casos, com tendência de alta
A vacina dá acesso à GTA (Guia de Trânsito Animal), que garante, de forma legal, o trânsito e a venda do gado, leite e derivados. O estado do Rio de Janeiro não registra casos de aftosa há 23 anos.