Candidato Caio Viana contesta fraude em pesquisa na Justiça Eleitoral
Petição foi apresentada ao juiz da 76a Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes
Caio Vianna (PDT) Divulgação
Por Bertha Muniz
CAMPOS - O candidato a prefeito de Campos dos Goytacazes Caio Vianna (PDT), da coligação Reviva Campos, ingressou com representação que contesta a lisura da pesquisa divulgada neste domingo (8) pela empresa Grande Rio Marketing, Opinião e Serviços LTDA. A petição foi apresentada ao juiz da 76a Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes e aguarda decisão.
De acordo com a petição, a pesquisa contratada pela Sociedade Metropolitana de Educação, Cultura e Tecnologia São Carlos SS/LTDA falha na metodologia adotada. Na argumentação apresentada ao juiz, destaca-se que "ao analisar o questionário da pesquisa, nota-se com facilidade que não há pergunta a ser feita pelo pesquisador de modo espontâneo, o que evidencia que ou a metodologia está errada ou o questionário apresentado está incompleto", pontua o documento.
Publicidade
Além disso, a petição apresentada por Caio Vianna ressalta a fragilidade do resultado da pesquisa que não foi fiscalizada internamente como exige a lei e também apresenta incongruência entre a metodologia realizada e o questionário aplicado.
A contratante da pesquisa, Sociedade Metropolitana de Educação, Cultura e Tecnologia São Carlos, registrada sob o CNPJ 09.025.861/0001-07, tem como sócio o juiz aposentado Pedro Henrique Alves.
Publicidade
O ex-magistrado foi cogitado como pré-candidato à Prefeitura de Campos dos Goytacazes em articulação conduzida pelo deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD-RJ) em maio deste ano. A intenção de contar com Alves como prefeitável da coligação Nova Força que reúne SD, DEM, PTC e PVchegou a ser noticiada por Bacellar em suas redes sociais.