Em novembro, último mês dos registros, os setores de comércio, indústria e serviços puxaram a retomada.  - Divulgação
Em novembro, último mês dos registros, os setores de comércio, indústria e serviços puxaram a retomada. Divulgação
Por Bertha Muniz

CAMPOS - Levantamento feito pela Firjan e divulgado por meio da plataforma Retratos Regionais aponta que Campos dos Goytacazes é o sexto município em todo o estado com o melhor saldo de recuperação de empregos. Enquanto a cidade perdeu 2.512 postos de trabalho entre março e maio, meses que em Campos foram os mais afetados pelas medidas de combate à pandemia, outras 2.325 vagas foram reabertas desde junho, numa recuperação que já bate os 92%.

Dessa forma, Campos é o sexto entre os 92 municípios do estado com o melhor saldo acumulado no ano (+382). Em novembro, último mês dos registros, os setores de comércio, indústria e serviços puxaram a retomada, com destaque para locação de mão-de-obra temporária (+54), cerâmica (+51) e comércio de calçados e artigos de viagem (+39).

"Como dezembro é uma época notoriamente de maior contratação, especialmente no comércio, é possível que Campos tenha passado por 2020 recuperando 100% dos empregos perdidos no difícil ano de 2020. Seria uma notícia e tanto, mas isso só vamos confirmar com o fechamento dos dados de dezembro", destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Mas em novembro, Macaé se destaca com a maior recuperação entre as cidades do interior do Rio. O saldo no respectivo mês é de 1745 novos empregos, em especial aqueles relacionados a serviços de engenharia (+317), montagem e instalações industriais (+167) e transporte de carga (+163). Com isso, a cidade acumula o terceiro mês consecutivo de saldos positivos de emprego.

Já no Noroeste Fluminense, Italva (+256) e Bom de Jesus de Itabapoana (+136) se destacam no acumulado de empregos entre janeiro e novembro. Em Italva, a indústria é a principal contratante (+181), especialmente a partir de atividades como construção de edifícios (+162).

Indústria recuperou mais da metade dos postos de trabalho

Todas as regiões do estado do Rio apresentaram saldo positivo de contratações em novembro, quando considerados todos os setores econômicos. No Norte Fluminense o saldo positivo é de 154 empregos, enquanto no Noroeste é de 287.

Em todo o estado, a indústria fluminense recuperou, de julho a novembro, 51,3% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho. Em novembro, o estado do Rio de Janeiro registrou o quarto mês consecutivo de geração de novos postos de trabalho formais. O resultado do mês (+32.673) chama atenção pela intensidade: as vagas geradas em novembro ultrapassam o resultado acumulado em outubro (+16.089), setembro (+9.449) e agosto (+5.230).

Plataforma Retratos Regionais
Publicidade

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Também está sendo disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.