Porto do Açu ganhou menção honrosa em 2019 pelo Monitoramento de Tartarugas Marinhas no estado do Rio de Janeiro.
Porto do Açu ganhou menção honrosa em 2019 pelo Monitoramento de Tartarugas Marinhas no estado do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/Firjan.
Por Bertha Muniz
CAMPOS - Terminam nesta quarta-feira (26) as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Firjan Ambiental. Podem participar da premiação empresas, associações, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa e integrantes do terceiro setor que tenham projetos alinhados com as cinco categorias participantes e suas definições.

No Norte Fluminense, um dos agraciados foi o Porto do Açu, que ganhou menção honrosa em 2019 pelo Monitoramento de Tartarugas Marinhas. O projeto promove a conservação dos recursos marinhos por meio do levantamento de dados e desenvolvimento de pesquisas, além de promover o engajamento das comunidades litorâneas. De 2011 até fevereiro deste ano, mais de 14 mil ninhos foram protegidos, e 1 milhão filhotes de tartaruga foram liberadas para o mar ao longo de 62 quilômetros de praias da região.

A premiação é dividida em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Mudança do Clima e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Relação com Partes Interessadas. Nesta edição, o prêmio volta a considerar, entre os critérios de avaliação, a contribuição dos projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os projetos devem estar concluídos ou estar em fase de implantação com resultados mensuráveis nos anos de 2019 e/ou 2020. Além disso, de acordo com o regulamento, podem participar instituições com sede em outros estados, desde que o projeto apresentado tenha sido implementado no estado do Rio.

A iniciativa é uma realização da Firjan para promover a divulgação das ações que contribuem para a sustentabilidade do estado do Rio, reconhecendo iniciativas com potencial para motivar e influenciar positivamente demais instituições.

As inscrições podem ser feitas em www.firjan.com.br/premioambiental, local onde também está disponível o regulamento completo. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail premioambiental@firjan.com.br.