Mulheres vítimas de violência em Campos ganham mais segurança com a Ronda Maria da Penha
O projeto, que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), será um reforço nos equipamentos de proteção à mulher no município
O Termo de Cooperação com a GCM foi firmado no último dia 19 e o anúncio do projeto foi feito nesta quarta-feira (25), Dia Laranja. - Foto: Divulgação.
O Termo de Cooperação com a GCM foi firmado no último dia 19 e o anúncio do projeto foi feito nesta quarta-feira (25), Dia Laranja.Foto: Divulgação.
CAMPOS - A Subsecretaria de Políticas para Mulheres de Campos dos Goytacazes, junto a Guarda Civil Municipal (GCM), está lançando o Projeto Ronda Maria da Penha, um importante passo na luta pela defesa e garantias constitucionais das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Segundo a subsecretária, Josiane Viana, o projeto será realizado por servidores da GCM e proporcionará o policiamento comunitário, visando garantir a efetividade da Lei Maria da Penha.
O Termo de Cooperação com a GCM foi firmado no último dia 19 e o anúncio do projeto foi feito nesta quarta-feira (25), Dia Laranja, marcado mensalmente na mesma data. Esta semana, também, está sendo realizada em Campos a Semana de Combate ao Feminicídio dentro da programação do Programa Agosto Lilás.
“O projeto estará integrando ações no enfrentamento à violência contra as mulheres e estabelecendo relação direta com a comunidade, assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de compromissos pactuados no termo de adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de 2011”, explica a subsecretária.
Aos agentes da GCM, serão oferecidos cursos de qualificação, capacitação e da humanização do atendimento às mulheres em situação de violência pelos órgãos promotores e executores na esfera municipal.
Além da Guarda Civil Municipal e da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, estarão engajados o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Casa da Mulher Benta Pereira e Centro Especializado a Mulher (Ceam).
“Essa é mais uma vitória das mulheres de Campos. O projeto será mais um equipamento na rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. A Guarda receberá capacitação para atender às mulheres que estão precisando de apoio porque passam pelo ciclo da violência, reforçando o trabalho da parceira Patrulha Maria da Penha, do 8º BPM, que atende de forma regional. Vamos focar na prevenção e, com isso, todos nós vamos ganhar”, disse Josiane.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.