A campanha de multivacinação teve início no dia 1º de outubro e prossegue até o dia 29.Foto: César Ferreira.

 
CAMPOS - A Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) realiza neste sábado (23) o Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes. Em todo o município, 36 postos estarão abertos das 8h às 16h para atualização da caderneta de vacinação dos menores com idade entre 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A secretaria adotará todas as medidas de proteção contra a Covid-19, a fim de evitar o contágio em trabalhadores da saúde e população.

A abertura oficial do Dia D ocorrerá às 10h, na Cidade da Criança. Haverá muita brincadeira para a criançada. Nesse local, a vacinação será exclusiva para crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias. Já no Centro de Saúde, que fica no prédio anexo ao da secretaria, serão imunizadas apenas as crianças com idade entre 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A campanha de multivacinação teve início no dia 1º de outubro e prossegue até o dia 29. O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, pede aos pais ou responsáveis que não deixem de comparecer aos postos.

“Os pais têm papel importante na missão de manter a vacinação das crianças e adolescentes em dia. Quanto mais crianças vacinadas, maior o escudo de proteção. Ampliando a cobertura vacinal, evitamos que doenças como a meningite retornem”, explicou Charbell, destacando que é importante levar a caderneta de vacinação para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi aplicada e assim completar o esquema vacinal preconizado no calendário.

Dentre as vacinas disponíveis estão: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Já para atualização da caderneta dos adolescentes, as vacinas preconizadas são: HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

UNIDADES DE VACINAÇÃO EM FUNCIONAMENTO NO DIA D:

Cidade da Criança - Exclusivo para crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias

Centro de Saúde – Secretaria de Saúde – Exclusivo para crianças de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias

UBSF Patronato São José

UBS Conselheiro Josino

UBS Baleeira

UBS Custodópolis

UPH Morro do Coco

Centro de Saúde de Guarus

UBSF Santa HelenUBS Santo Amaro

UBS Penha

UBSF Lagamar

UBSF Félix Miranda

UBS Eldorado

UBSF Aldeia

UBS Santa Maria

UPH Santo Eduardo

UBS Ponta da Lama

UBS Santos Dumont

UBS Parque Rodoviário

ESF Santa Cruz

UBSF Parque Prazeres

UPH Travessão

UPH de Ururaí

UPH São José

UBS Ponta Grossa

UBSF Poço Gordo

UBS Morangaba

UBS IPS

UBS Lagoa de Cima

UBS Imperial

UBSF Jamil Ábido

UBSF Saturnino Braga

UBS Venda Nova

UBSF São Sebastião

UBS Tocos