A Prefeitura de Duque de Caxias canalizou  1,2 quilômetro do Canal Farias em Saracuruna - Divulgação/smo
A Prefeitura de Duque de Caxias canalizou 1,2 quilômetro do Canal Farias em SaracurunaDivulgação/smo
Por O Dia

A secretaria municipal de Obras (SMO) de Duque de Caxias conclui esta semana a construção de uma galeria de concreto em um trecho de 1,2km do Canal Farias, em Saracuruna, no segundo distrito. Segundo a prefeituira, a obra faz parte do programa de combate às enchentes, que vem atuando em todos os distritos na limpeza e desassoreamento de rios e canais. Foram instaladas redes de galeria pré-moldada em concreto armado que vão aumentar a capacidade de escoamento das águas nos dias de chuva forte evitando, com isso, os transbordamentos e os alagamentos na região.

Sobre o trecho canalizado está sendo construído um parque com área de lazer. A prefeitura disse que o local vai ganhar pista de caminhada, ciclovia, playground, academia de ginástica, jardins e áreas para descanso com bancos e mesas, entre outros equipamentos. A SMO também está realizando a limpeza e o desassoreamento do canal próximo ao deságue para aumentar o escoamento das águas.

Segundo a prefeitura, o programa de combate às enchentes foi iniciado em 2017 e já limpou mais de 250 quilômetros de rios, canais, córregos e valões, facilitando o escoamento das águas nos dias de chuvas fortes, registradas durante o verão. O secretário municipal de Obras, João Carlos Grilo, disse que as obras de canalização do Canal Farias estão sendo realizadas por administração direta, sem a contratação de empresa, e acompanhadas de perto pelo prefeito Washington Reis (MDB).

 

Você pode gostar
Comentários