Fernando Mansur
Fernando MansurO DIA
Por Fernando Mansur
Não pretendo esperar que a vida melhore ou que o mundo se torne melhor. Pretendo, sim, melhorar-me para tornar, se possível, o mundo e a vida melhores para aqueles que sentem a minha influência.
O mundo parece um grande outdoor, anúncios espalhados por todo lado, quase todos estimulando o consumo, quase nenhum elevando nosso espírito. Somos influenciados pelo visível e pelo invisível.
Publicidade
Geralmente, nossas ações são estimuladas pelo exterior. Pouco nos resta de autonomia. Que as sacudidelas que possamos ter da vida, nos despertem para coisas mais úteis e essenciais. Menos luxo e superficialidades; mais naturalidade no viver.
A vida mostra que tem um propósito e que não é esse faz-de-conta a que nos acostumamos, um mundo artificial, ganancioso, falso, desvinculado do que se ensina em escolas e templos. Até quando?
Publicidade
Palavras vãs são repetidas em ocasiões festivas, desejos ocos, descompromissados com a verdade. Se não soubermos o que é a verdade, que pelo menos tentemos ser verdadeiros. Se há liberdade para pensar, por que não usufruir dela?
Tão acostumados estamos à subserviência, que perdemos contato com esse precioso dom que possuímos: poder pensar por nós mesmos. Questionar, refletir, ponderar. Se somos governados por pessoas sábias e bem-educadas, por que precisamos lutar tanto por justiça social, por honestidade, por caráter?
Publicidade
Será que o mundo reflete aquilo que somos? Há um ditado que diz: dividir para reinar. Por isso deveríamos estar unidos por aquilo que nos une. E o que nos une? O altruísmo, a solidariedade, a fraternidade.

É nosso dever exercitar esses dons e aprender com eles. Eles podem trazer as respostas que precisamos e almejamos. Podemos. Vamos!