Fernando MansurO DIA

Às vezes o bom humor cura e ajuda a reverter situações difíceis e inusitadas. As tensões normais da vida – e as imprevistas – vão tomando conta de nós, sem que tenhamos tempo para perceber o quanto podemos ser dominados por elas.
Vivemos em meio a provações. Ninguém está livre de seu destino. Os relacionamentos são um campo fértil para grandes aprendizados. Quando vivemos sozinhos, não compartilhamos nossas idiossincrasias cotidianas com pessoas próximas. Assim, nem temos consciência de certos defeitos ou manias.
Mas quando convivemos diariamente com alguém é que tudo vai emergindo. Se amamos de fato nosso par, vamos precisar de paciência para lidar com características desagradáveis de um ou de outro. É uma arte. Um desafio.
Em determinadas fases de um relacionamento podem surgir situações inesperadas, acusações mútuas, palavras ásperas mal colocadas, tons de voz alterados, comentários impróprios, devido aos ânimos exaltados. E a confusão está formada.
Como desfazer esse nó? Experimentamos momentos de silêncio e frustação. Mas isso passa quando existe amor entre o casal. Lentamente, com sensibilidade, as nuvens densas vão se afastando e um sol suave ou uma lua cálida volta a animar o ambiente.
Nessa hora, humor e carinho ajudam a reverter o quadro, levando as duas pessoas a se descontraírem, a não levarem tão a sério o que foi dito e a se aninharem no aconchego de um abraço duradouro e compreensivo, prontos para um novo recomeço. Assim é a vida. Eterno movimento. Renovando-se sempre.
Saibamos acompanhá-la. Podemos. Vamos!
Fernando Mansur