Obesidade FemininaFoto: Divulgação.

A balança ainda é o maior parâmetro e também o maior desespero da maioria das pessoas que estão em processo de emagrecimento, mas o que precisamos entender é que há uma diferença entre perder peso e diminuir esses números na balança ( emagrecer)!
De acordo com o IBGE, dados de 2019, estima-se que no Brasil 41 milhões de pessoas estavam obesas, sendo 62,6% representado por mulheres. 
A Nutricionista Andréia Lack Lenz Cesar (CRN19101755) especialista em Emagrecimento Feminino veio nos explicar um pouco mais sobre este acontecimento.

EMAGRECER está relacionado à diminuição da gordura corporal e o mais importante: ganho de massa magra ( muscular).
PERDER PESO está relacionado com a redução de massa corporal total que é identificado pela balança e que se traduz em nosso peso real.


Emagrecer não necessariamente está relacionado com a perda de peso. Podemos emagrecer sem perder peso e ainda podemos emagrecer aumentando o peso!
Mas como assim?


A perda de peso tem a ver com a diminuição de quilos da nossa massa corporal. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que quando você sobe em uma balança e vê seu peso diminuir você pode estar perdendo massa gorda, mas também pode estar perdendo massa muscular e água! Sim! Se você fica feliz porquê restringiu dias ou meses da sua alimentação e observou os números da balança diminuírem, saiba que boa parte disso que você perdeu pode ter sido apenas água e/ou pior ainda: boa parte da sua massa magra!


Mas se você se alimenta bem, tem uma dieta ajustada com o aporte de macronutrientes ( carboidrato, proteína e lipídios) necessários e ainda pratica atividade física, o peso na balança muitas vezes pode não diminuir, mas até aumentar! E isso é um bom sinal! Se a sua dieta está certinha e se você treina com regularidade, principalmente treinos de força como musculação e na balança o seu peso não diminuiu, mas aumentou é sinal de que você esta reduzindo a gordura corporal e ganhando massa magra.
Músculos e gordura tem o mesmo peso, mas o músculo é mais denso e ocupa menos espaço, por isso, se você vem ganhando massa muscular e diminuindo a gordura, seu peso pode se manter ou até mesmo aumentar na balança, mas com certeza você notará diferença no seu corpo.

A balança pode ser traiçoeira para o seu processo! Principalmente para as mulheres em períodos pré menstruais, por exemplo, onde ocorre uma maior retenção de líquidos, ao subir na balança, essa água retida vai pesar e os números vão aumentar, mas isso não significa que você ganhou gordura, que você engordou. Você só está mais inchada e mais pesada e após esse período, certamente os números da balança vão diminuir.

Pense comigo: se você a acordasse hoje e gostasse da aparência do seu corpo no espelho, você se preocuparia com o peso na balança?
Então que tal parar de se preocupar em atingir metas e números e focar em obter o físico que você tanto deseja?


Quer uma dica? Use o espelho! Verifique suas medidas, compare fotos, roupas, perceba se o seu manequim está diminuindo, se você está mais definida, mais sequinha, se está se sentindo mais disposta, mais saudável!