Rio $ureal que nada! Confira oito tours para conhecer o Rio de Janeiro por R$ 20
Passear pela Cidade Maravilhosa não precisa ser necessariamente caro
Por KARILAYN AREIAS
Passear pelo Rio de Janeiro é caro? Muitos afirmam que sim. Para desmistificar um pouco essa crença e apresentar um Rio de Janeiro mais acessível separei oito tours super interessantes, que contam desde a história de mulheres importantes ao surgimento da cultura dos botequins, por exemplo, que podem ser feitos por R$ 20. Duvida? Confira a lista abaixo:
1 - Botequins do Rio Antigo
O tour mostra como começou um dos cartões postais do Rio: os botequins. Durante o passeio, os visitantes aprendem sobre a história das casas de pasto e de locais como Bar Luiz, Zicartola, Bar da Brahma, Bar Monteiro e muitos outros.
A proposta desse tour é a de fazer uma viagem, desde antes da colonização até os tempos atuais, mostrando a mudança do comportamento feminino através dos tempos como fator importante de transformação da sociedade do Rio de Janeiro. É possível aprender sobre lideranças negras e indígenas, além de saber mais sobre rainhas e princesas que foram desacreditadas.
O Centro do Rio tem histórias que, além de curiosas, são também assustadoras. Neste tour é possível descobrir personagens literários sobrenaturais, prédios assombrados, entre outras histórias de arrepiar...
Botafogo é um bairro que abrigou grande parte da nobreza e aristocracia brasileiras: desde sua mais famosa moradora Carlota Joaquina até a tradicional Família Guinle. No tour a guia te leva para caminhar pelas ruas do bairro, além de visitar duas belas casas: a Casa Rui Barbosa e a Firjan.
A intenção é contar a história do Rio que desapareceu, de monumentos que não podemos mais ver como o Palácio Monroe e Morro do Castelo, antigos veículos de imprensa, antigas profissões, o morro de Santo Antônio, a Lagoa do Boqueirão e muito mais.
Durante o passeio é possível conhecer uma parte da cidade do Rio de Janeiro denominada de Pequena África. Divulgada em livros, letras de música e enredos de escolas de samba, a expressão “Pequena África” passou a identificar parte significativa da zona portuária da cidade, onde a presença africana e o patrimônio cultural negro marcaram para sempre a história do Rio e do país.
No passeio é possível explorar as livrarias, sebos e cafés do Rio. É apresentado aos participantes do tour histórias, acervos e muitas curiosidades, como a origem do nome "sebo" para lojas de livros usados e como o acervo de uma livraria é organizado e administrado. Dentre os sebos visitados estão a Academia do Saber e o Letra Viva.
No tour os visitantes passarão por pontos como Estação das Barcas, Canhão de saudação à D.João, Maria Gorda, Casa de Artes de Paquetá, Capela São Roque, Praia da Moreninha, Ponte da Saudade, entre outras atrações.
*Os tours da lista acima são tours realizados com frequência pela empresa pesquisada. Caso o evento do Facebook seja de uma data retroativa, basta ficar de olho na fan page da companhia para saber a próxima data.