Latino
LatinoDivulgação
Por O Dia
O cantor Latino se pronunciou sobre as declarações que deu ao Flow Podcast, apresentado por Monark e Igor Coelho, nesta quarta-feira (14), que foram apontadas como intolerância religiosa. O cantor, inclusive, chegou a ser denunciado ao Ministério Público pelo deputado estadual Átila Nunes. Em seu pronunciamento, Latino afirma que não quer justificar sua fala, que apenas precisa se desculpar a todos que se sentiram ofendidos de alguma forma. 
"Sei que alguns adeptos do Candomblé e Umbanda ficaram ofendidos com minha declaração, feita sem nenhuma intenção de desrespeitar a religião de outra pessoa. Não estou aqui querendo justificar a minha declaração e sim pedir desculpas para quem se sentiu ofendido com ela, pois no ato em que falei, jamais tive a intenção de atingir a crença de qualquer pessoa, até porque a minha crença tem como base o respeito a todas as outras. Estamos vivendo tempos de intolerância, tempos desafiadores, tempos de interpretações equivocadas. Utilizei a palavra 'macumba' com a forma superficial em que a palavra sempre foi utilizada, de maneira errada, mas que cresci ouvindo essa 'crença limitante'", disse o cantor, que continuou.
Publicidade
"Até porque macumba é um instrumento e nada tem a ver com o sentido que falei e que entendemos. Fato é que mais do que ter razão, eu prefiro ter respeito pelo próximo. Muito mais que atacar a outrem, eu prefiro dizer que ainda que a minha crença seja diferente da sua, eu respeito a sua. Esse é o meu dever enquanto ser humano, e se você (adepto a religião) se sentiu ofendido com o meu uso superficial da palavra macumba, entrego o meu sincero pedido de perdão! Sou do lema respeita o meu amém e eu respeito o seu axé”.
Em sua fala, Latino disse acreditar ter sido alvo de um 'trabalho da macumba' que acabou caindo sobre seu animal de estimação. “Dizem que foi macumba, né. Os caras falaram que foi macumba. Fizeram um trabalho pra mim que o macaco foi no meu lugar. Quem conhece o mundo espiritual pode dizer melhor”, afirmou o cantor, que alegou ainda que a informação veio de uma médium e de um profeta.
Publicidade
Ele ainda falou um pouco sobre o que pensa da religião. "Nessa parada de centro espírita, nesse bagulho de macumba, os caras fazem trabalhos pesados pra infernizar a vida do outro. E aí fizeram um trabalho, sei lá, de ebó… Sei lá que porra que chama essa merda de ‘macumbaria’. Eu não acredito nessa porra. Ficar falando da vida alheia. A gente vê muito no meio artístico”.
Denúncia por intolerância religiosa
Publicidade
Após a repercussão das declarações de Latino, o deputado estadual pelo Rio de Janeiro, Átila Nunes (MDB), abriu uma denúncia contra o cantor no Ministério Público por intolerância religiosa. "Denunciei o cantor Latino ao Ministério Público por escarnecer publicamente de culto religioso, crime previsto no artigo 208 do Código Penal, agravado por ter sido em veículo de comunicação. Pedirei à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Segurança (DECRADI) que abra um inquérito e convoque o cantor para confirmar suas declarações preconceituosas no podcast Flow. Latino mostrou seu lado intolerante no aspecto religioso e deve responder pelas ofensas aos praticantes da Umbanda e do Candomblé, que não têm qualquer culpa pela decadência da carreira dele", informa o político em comunicado.