Por O Dia

Amanhã é dia de ver as pessoas vestindo vermelho, indo às igrejas e oratórios dedicados a São Jorge, e fazendo as suas orações. Todos sabemos que o povo do Rio tem uma bela devoção a São Jorge que ultrapassa o âmbito católico. Afinal, são muitos os dragões que temos que enfrentar todos os dias, e vemos nele a coragem e superação.

São Jorge, soldado romano, foi um grande defensor e testemunha da fé cristã. Temos na antiguidade vários santos que foram soldados: São Sebastião, padroeiro do Rio, Santo Expedito (19 de abril), e São Jorge, que era militar e se destacava por sua coragem, força e porte nobre. 

Com grande coragem nunca negou a sua fé em Jesus, mesmo sendo torturado pelo imperador. A fé era tamanha que muitas pessoas passaram a crer em Jesus e confessá-lo como Senhor por intermédio do testemunho e da pregação do soldado. Conta-se que seu testemunho de fidelidade e amor a Deus arrebatou uma geração de incrédulos da época. Por fim, Diocleciano mandou degolar o jovem em 23 de abril de 303. Logo a devoção a São Jorge tornou-se popular. A imagem dele é representada por um jovem com uma armadura, sentado em um cavalo com uma lança atravessando o dragão, pois o santo é imortalizado na 'lenda' em que mata um dragão.

Ao olhar para São Jorge possamos tê-lo como exemplo de luta contra o dragão do mal para sermos vencedores na batalha contra os questionamentos da fé. No seu dia, com grande devoção, vamos pedir pela paz em nossa amada cidade do Rio e em nosso estado. Que São Jorge nos ensine a dialogar na defesa de nossa fé e na construção da paz. São Jorge, rogai por nós!

Você pode gostar
Comentários