Por O Dia
Temos sempre que ter muito cuidado e carinho ao falar da Igreja, pois é como falar da nossa mãe, da nossa família. De fato, a Igreja não é uma instituição destinada a si mesma, nem uma associação particular, ou uma ONG, e também não deve limitar o seu olhar ao clero ou ao Vaticano. A Igreja somos todos nós! Não a limitemos aos presbíteros e bispos, eles fazem parte da Igreja, mas repito: a Igreja somos todos nós,
todos família, todos da mãe.
A Igreja é uma realidade muito vasta, que se abre a toda a humanidade e não nasce em um laboratório; não nasceu repentinamente. A Igreja é fundada por Jesus! Ela constitui um povo com uma longa história e uma preparação que começa antes mesmo do próprio Cristo.
Publicidade
Esta história da Igreja já se encontra nas páginas do Antigo Testamento. Ouvimos no Livro do Génesis: "Deus escolheu Abraão, nosso pai na fé, e pediu-lhe que partisse, que deixasse a sua pátria terrena e fosse para uma outra terra, que Ele lhe teria indicado". E nesta vocação Deus não chama Abraão sozinho, como indivíduo, mas inclui desde o início a sua família, e todos os que estão ao serviço da sua casa.
Uma vez a caminho — assim a Igreja começa a caminhar —, Deus ampliará ainda mais o horizonte e cumulará Abraão de bênçãos, prometendo-lhe uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu e a areia à beira-mar. É importante destacar que, começando por Abraão, Deus forma um povo para que leve a sua bênção a todas as famílias da terra. E deste povo nasce Jesus. É Deus que faz este povo, esta história, a
Igreja a caminho, e neste povo nasce Jesus.
Publicidade
Também conosco é assim: Ele nos ensina a caminhar. É a mesma atitude que Deus mantém em relação à Igreja. E isto nos faz crescer como povo de Deus, como Igreja: não é a nossa bondade, não são os nossos méritos, mas é a experiência diária de que o Senhor nos ama e cuida de nós.
Padre Omar é reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado