Luarlindo ErnestoGilvan de Souza / Agencia O Dia

Por Luarlindo Ernesto
Como assinante de TV fechada, sou premiado com todas as programações, evidentemente incluindo os anúncios. Mas, cada um que aparece...do arco da velha. Confiram isso: vocês comprariam uma droga chamada Rochedo ? É estimulante sexual, que garante deixar você e sua parceira nas nuvens. Na promoção, comprando agora, você terá desconto de 50% e não pagará nada pelo frete. E o que apresenta o ômega 3 ? Esse, além de tudo, acompanha um cartão de crédito.
E a droga revolucionária que, entre outros milagres, pode retirar seu nome da lista de cirurgia da catarata? Céus, ainda mostram senhoras septuagenárias afirmando que conversaram com médicos e que as cirurgias foram desmarcadas após usarem o produto por seis meses. Tem o que chuta para longe a artrite, a artrose e deixa suas articulações como novas. Eu sou um cara que, infelizmente, não conheceu o maravilhoso medicamento que livra a próstata de qualquer perigo de doenças. Esse comercial tem, aliás, duração de mais de três minutos. Deve custar um caminhão de dinheiro para ser mostrado na TV. Não vi nada sobre cloroquina.

Para vocês não esquecerem, tem um que é apresentado como sendo a solução para quem possui dificuldades de lembrar. E, ele serve para estudantes com dificuldades de estudar. E, a garota(?)-propaganda, beirando seus 75 anos de idade, explicando que tudo é possível com os medicamentos (?), que não são vendidos em farmácias (e nem receitados por médicos). Formidável. Pois isso tudo, e muito mais, surgem na telinha, por dezenas de vezes ao dia nos canais fechados da minha TV.
Publicidade
Ah, tem uma cinta, que no texto lido pela apresentadora, diz que não é cinta. Mas, além de retirar a barriguinha e suas gorduras localizadas, ainda lhe dá, de presente, um lindo relógio. Acreditam? Ainda tem uma brinde surpresa para quem adquire essas maravilhas recém descobertas por laboratórios desconhecidos, anunciados como recém chegados ao Brasil.

Bolas, tem até produtos, claro, milagrosos como todos, que deixam os pseudos compradores mais malandros. Já apareceu, entretanto, um que, ao colocar os óculos anunciados, fazem vocês mais inteligentes. Tem os aparelhos que você pode usar, sem precisar ir até uma academia. Afinal, apesar de grandes, e caros, são portáteis e fáceis de guardar. Parecem até da NASA. Eficazes ? Sei lá.
E o robô que limpa a casa, sem esquecer os cantinhos mais difíceis, enquanto a patroa fica deitada no sofá, apreciando uma revista de modas, ou de culinária, ou de decoração. Afinal, o aparelho é moderno, e usado por oito entre dez donas de casas modernas, também. O mais importante, amigas e amigos, não é comprar nada dessas porcarias. Faça como eu: na falta do Chico Anysio, assistam aos tais comerciais e morram (figurado) de rir.
Publicidade
Quase esqueci dos falsos pais de santos, que gostavam de atingir o lado  passional nos anúncios em postes e jornais: "Trago a pessoa amada em 24 horas. Ou o tradicional "Desfaço trabalhos e mandingas". Se preferir assistir nas TVs as transmissões da CPI da cloroquina, acabarão precisando de calmantes. Desliguem um pouco o aparelho. Não esqueçam que a conta da energia está mais cara. Lembrem dos chás de nossas avós.
Um amigo, o Fernando, mandou uma frase, pinçada da história da velha Alemanha que vou passar para vocês: O marechal Bismarck, unificador da Alemanha, no Século XIX, dizia que "o Poder correrá sérios riscos se o povo souber como são feitas as salsichas e as leis"...