Valdecy da Saúde informou à Câmara desejo de assumir vice-prefeitura, mas cerimônia não foi convocadaDivulgação

Enquanto enfrenta uma oposição de 14 dos 21 vereadores, o prefeito de São João de Meriti, João Ferreira Neto (recém-filiado ao PL de Cláudio Castro) continua oficialmente sem ter um vice-prefeito. No começo do ano, a Câmara deu um prazo de dez dias para o deputado estadual Valdecy da Saúde decidir se iria continuar na Alerj ou assumir o cargo de Zero Dois da cidade. Argumentando que não tinha sido notificado pessoalmente, o parlamentar conseguiu uma liminar garantindo mais alguns dias para poder entregar a papelada na Baixada Fluminense. A data da solenidade de posse, no entanto, nunca foi marcada — o Legislativo recorreu da decisão da Justiça. Segundo a Lei Orgânica do Município, a chefia do Executivo pode ser afastada por até 180 dias em casos de CPI. E se houver vacância definitiva do cargo com menos de dois anos para o fim do mandato, o substituto não convoca novas eleições. Sem um vice, a linha sucessória segue com o presidente da Câmara.
Mais um para embolar o meio de campo
E como se não faltasse fogo no parquinho de Meriti, tem mais combustível para elevar a temperatura a níveis ainda mais altos. Quem anda se movimentando nos bastidores para disputar os corações dos cerca de 375 mil eleitores da cidade é Sandro Matos, que teve os votos da candidatura a deputado federal em 2018 invalidados. O ex-prefeito, que teve as contas de dois anos rejeitadas pelo TCE, já sonha em voltar a Brasília, e está arrematando cabos eleitorais. O candidato de Dr. João é seu genro, Márcio Reis.
 
Picadinho
Terminam no dia 7 as inscrições para formações gratuitas e online em Cinema, Jogos Analógicos e Jogos Digitais para crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos, do RJ, do Cinema Nosso.
Com curadoria de Jorge Mendes, a exposição "Tudo que move é sagrado", no Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, foi prorrogada até o dia 17.
A exposição "Terra à vista e pé na Lua", de Ziraldo, em comemoração ao centenário do Museu Histórico Nacional é prorrogada até 29 de maio.
Terminam amanhã as inscrições para o Oficina Maker, curso de tecnologia e inovação gratuito para jovens estudantes de periferia de 14 a 20 anos da rede pública.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.