Confira o horário do comércio neste mês de dezembro em Volta RedondaDivulgação
Câmara de Volta Redonda debate instalação de usina de lixo na cidade
Possibilidade de incineração do material preocupa cidade cujo ar já é poluído
A Câmara de Volta Redonda recebe nesta sexta-feira (25) um batalhão de gente para discutir um edital lançado pela prefeitura para instalar na cidade uma Usina de Recuperação de Materiais e Geração de Energia. Participarão da audiência pública, convocada pelo vereador Raone Ferreira (PSB), representantes da Defensoria Pública, de instâncias diferentes do Ministério Público, além de cooperativas de catadores e de coletivos ambientais.
A agitação é para garantir que a proposta, apresentada como forma de substituir os aterros sanitários, seja implementada da melhor maneira possível: "o projeto requer muito cuidado, para não se tornar algo ruim", diz o parlamentar.
São dois os principais pontos de atenção: a possibilidade, prevista no edital, de incineração do lixo — em uma cidade que já sofre com poluição do ar, por causa da CSN; e a de que a vencedora possa lucrar com a venda de recicláveis, afetando catadores.
"Além disso, o edital deixa diversas questões dúbias como não obrigar a geração de energia da usina. Ou seja, a empresa só gerará energia caso queira", acrescenta ele.
O debate começa às 18h30.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.