Lousa interativa implantada no Ciep Rainha Nzinga AngolaDivulgação

Os alunos do Ciep Rainha Nzinga Angola, no bairro de Acari, conheceram nesta quinta-feira (1) a nova infraestrutura alinhada com sustentabilidade — além de novidades tecnológicas para serem usadas nas aulas. As mudanças fazem parte de uma iniciativa da Seeduc, que vai investir em 50 Cieps para melhorar a qualidade do ensino público fluminense. Só esse ano, nove escolas já foram entregues aos alunos da rede estadual.
As unidades são sustentáveis: receberão painéis solares, serão equipadas com sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira — para reforçar a alimentação dos estudantes e de suas famílias. Além disso, as escolas terão internet de alta qualidade, lousas digitais e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual — as chamadas salas makers, ambientes que incentivam a criatividade, o estudo por projetos e os aproximam do mundo do trabalho.
“As Etec-s representam uma nova realidade que começa a transformar a vida dos nossos estudantes. É um projeto que traz para dentro das escolas novas tecnologias, sustentabilidade e ensino em tempo integral, resgatando nesses jovens o desejo de aprender", disse o secretário Alexandre Valle, que pretende ampliar o projeto para todas as unidades da rede.