Aplicativo focado na queda do Ãndice do desperdÃciofoto de divulgação
Atualmente, estima-se que mais de 1 trilhão de toneladas sejam perdidas ou desperdiçadas por ano, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). E ainda, este volume perdido gerou, desnecessariamente, cerca de 10% das emissões anuais de gases de efeito estufa. Ao reduzir o desperdício automaticamente desoneramos através da:
•Redução da pegada de Carbono
•Diminuição dos detritos nos aterros sanitários e lixões
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, de 140 milhões toneladas produzidas por ano, 26,3 milhões são desprezadas. Isso fica ainda mais chocante quando 14 milhões de pessoas estão famintas no país. Globalmente, em 2020, eram 840 milhões de pessoas atingidas pela fome.
Causas diferentes para as perdas
Nos países de baixa e média rendas, o problema principalmente é a perda dos produtos ainda nos campos de produção ou durante o transporte. Já em nações mais ricas, o gargalo do desperdício é posterior, nas etapas do varejo ou já de posse dos consumidores finais. Outro recorte chocante aponta que 3% dos pescados capturados na Amazônia não saem da região e acabam apodrecendo depois de capturados.
A produção registra ineficiência em praticamente todas es etapas da cadeia, desde a colheita feita de forma inadequada até o processo de embalagem já na indústria. No comércio, as maiores causas estão na falta de armazenamento em temperatura adequada, descarte de produtos ou parte deles que poderiam ser consumidos, mas são descartados. Isso sem falar no incentivo da publicidade e do marketing agressivo para que as pessoas comprem mais do que precisam.
Devido a uma relação direta entre tamanho e poder de compra da população, o Rio é uma das praças que mais joga alimentos fora. Um estudo da ONU aponta que somente os cariocas desperdiçam 17 mil toneladas a cada dia, representando uma das maiores perdas entre as cidade da América Latina.
“O Rio de Janeiro é um dos principais estados brasileiros quando pensamos em desperdício de alimentos. Só na Região Metropolitana do Rio de Janeiro são produzidas quase 17 mil toneladas de lixo por dia. Nós oferecemos uma chance de ajudar o planeta comprando pela metade do preço. Esperamos que a população também se junte a nós nessa batalha contra o absurdo desperdício de alimentos, enquanto mais de 19 milhões de brasileiros passam fome” - conclama Luciano Kleiman, CEO da b4waste.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.