Portabilidade tem acirrado a concorrência entre os bancos para reter os clientes - Freepik
Portabilidade tem acirrado a concorrência entre os bancos para reter os clientesFreepik
Por Cristiane Campos
Trocar uma dívida mais cara por uma mais barata pode ser a saída para muitos neste período de pandemia. O mesmo pensamento vale para os contratos de financiamento imobiliário, já que hoje é possível fazer a portabilidade do empréstimo. Levantamento da Melhortaxa, plataforma digital de crédito imobiliário, indica que quem comprou um imóvel a prazo nos últimos anos, durante o período de forte alta da Selic (taxa básica de juros), hoje consegue fazer a migração do contrato de crédito imobiliário de uma instituição financeira para outra e obter cerca de 2,91 pontos percentuais de redução na taxa anual aplicada às parcelas. Segundo a Melhortaxa, essa é a queda média verificada nos contratos de portabilidade efetivados neste ano por meio da plataforma. Por exemplo: uma pessoa que fechou um contrato a uma taxa anual de 10,5%, consegue reduzi-la para 7,59%, na média, ao trocar de banco. “Dependendo do perfil da pessoa e da dívida, tivemos reduções de R$ 500 ou até R$ 2.000 em parcelas para o mesmo saldo devedor”, afirma Rafael Sasso, cofundador da Melhortaxa

Relatório de Economia Bancária 2019, do Banco Central, mostra que houve um aumento de 200% nas solicitações de portabilidade no ano passado em comparação a 2018, com um total de 4.610 pedidos efetivados. Somente neste primeiro trimestre, foram feitos 2.201 solicitações – quase metade do ano passado. Nesse mesmo período, ocorreu uma alta de 150% nos pedidos efetivados, que subiram de 167 para 417.

De acordo com Sasso, a maior procura pela portabilidade tem acirrado a concorrência entre os bancos para reter os clientes, derrubando assim as taxas das transações. “O consumidor brasileiro está descobrindo rapidamente a portabilidade e as suas vantagens para as finanças pessoais, o que é muito importante neste momento de crise. Com a queda na Selic para 3% ao ano, a portabilidade se tornou uma opção bastante oportuna para reduzir as despesas, e queremos capturar parte desse mercado que está em ampla expansão”, analisa Sasso.