A queda no mês, com relação a 2019, foi de 54,5%, com maior participação das micro e pequenas empresas - Freepik
A queda no mês, com relação a 2019, foi de 54,5%, com maior participação das micro e pequenas empresasFreepik
Por Cristiane Campos
A busca por crédito imobiliário aumentou quase 65% no país nos primeiros cinco meses do ano na comparação com o mesmo período de 2019. Foram quase 25 mil pedidos efetivados entre janeiro e maio por meio da Melhortaxa, plataforma digital especializada em crédito imobiliário do Brasil, que teve quase 465 mil usuários neste período. Os créditos contratados com instituições financeiras por intermédio da plataforma já superam R$ 65 milhões este ano, apesar dos impactos da crise.

De acordo com Rafael Sasso, cofundador da Melhortaxa, a queda da taxa básica de juros (Selic), que chegou a 3% - menor patamar histórico - intensificou a competição entre os bancos e ajudou a entrada de mais fundos e fintechs (nome usado para descrever empresas que prestam serviços financeiros, tendo na tecnologia seu grande diferencial) no mercado, criando um cenário propício para a portabilidade e a renegociação de dívidas. Além disso, com a Caixa criando produtos que aproximam os mercados de financiamento imobiliário e de capitais, gerando diversificação, a procura por informações e o fomento a esse mercado cresceram.
"O brasileiro descobriu a portabilidade do crédito imobiliário, difundida em países desenvolvidos é muito importante neste momento de redução de custos para as famílias. Somos pioneiros no processo 100% online de pedidos de portabilidade, o que favorece a busca pelas melhores ofertas e ajuda na redução de custos para as famílias durante a quarentena", explica Sasso.
Publicidade
 
Simuladores apontam a melhor taxa de juros para sair do aluguel
Publicidade
Os simuladores habitacionais oferecidos pelos bancos e o da Melhortaxa são ótimas opções para quem planeja trocar o aluguel pela casa própria e até mesmo voltar a investir em imóveis. Essas ferramentas são aliadas e apontam o valor da parcela, quanto será necessário para dar de entrada, seguro, a possibilidade da utilização do FGTS, juros, prazo de pagamento e modelo de amortização. Na Caixa são feitas milhares de simulações diariamente. Na plataforma Melhortaxa, os interessados têm acesso à melhor condição de financiamento para seu perfil. "Às vezes, a menor taxa de juros não significa ser a melhor condição quando analisamos todos os encargos que compõem a parcela mensal, por isso, é preciso saber o custo efetivo da operação. Na nossa plataforma é possível saber de forma rápida e fácil", explica Rafael Sasso, o cofundador da Melhortaxa. Vale lembrar que todos os simuladores são gratuitos.