Ilustrativa - Freepik
IlustrativaFreepik
Por Cristiane Campos
O isolamento social imposto pela pandemia trouxe várias consequências, entre elas o aumento da violência contra o idoso. Para se ter ideia, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, foram três mil denúncias em março, oito mil em abril e, em maio, o número saltou para quase 17 mil.

Atenta a esse triste cenário, a Renascença Administradora abriu um espaço para denúncias em seu Instagram (@admrenascenca) e também no site da imobiliária (admrenascenca.com). Além dos canais da imobiliária, vale lembrar que as denúncias também podem ser feitas pelo Disque 100.
Violência contra a mulher aumenta com a pandemia
Publicidade
A violência contra a mulher, infelizmente, também aumentou durante a pandemia, seja em condomínios ou em casas. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de feminicídios cresceu 22% nos meses de março e abril. Segundo o advogado especializado em Direito Imobiliário, Leandro Sender, o síndico, neste caso, não tem obrigação legal de denunciar. “Mas por uma questão de cidadania, de humanidade e de bom senso ele pode denunciar. Vale lembrar que pode ser, inclusive, uma denúncia anônima, a ser feita pelo síndico ou pelos moradores”, afirma.

O advogado criminal Wallace Martins complementa que a mulher em situação de risco deve procurar as delegacias para fazer a denúncia mesmo com o isolamento. Segundo ele, é possível conseguir uma medida protetiva que, em muitos casos, já diminui a vontade do agressor. “Importante falar também que hoje já é possível fazer a denúncia em farmácias via campanha lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A proposta é para que as vítimas mostrem um ‘X’ vermelho na palma da mão para que o atendente da farmácia possa identificar que se trata de uma denúncia e acionar a polícia”, explica Martins.