Cliente poderá escolher o imóvel, fazer a simulação do financiamento e ser atendido por correspondentes do banco via chatFreepik
Para ajudar na tomada de decisão, a coluna vai trazer durante a semana algumas oportunidades no Rio de Janeiro. Além disso, é importante estar bem informado para fazer um bom negócio. Por isso, reunimos algumas dicas do advogado Leandro Sender para quem deseja comprar um imóvel, principalmente na planta. “A primeira delas é avaliar a capacidade financeira para não assumir o compromisso com parcelas que não poderá honrar. O ideal é comprometer até 30% da renda familiar. Além disso, é fundamental pesquisar o histórico da incorporadora para não ser surpreendido com atraso na obra ou eventual falência”, alerta Sender. Confira outras orientações:
- Exija cópia do memorial de incorporação. Sem este documento, a empresa não poderá comercializar as unidades.
- Jamais pague o sinal antes de assinar o documento de venda.
- Verifique no contrato a data de previsão para conclusão das obras, percentual de juros e o índice de correção monetária aplicados sobre as parcelas.
- Leia atentamente o quadro resumo da promessa de compra e venda. Vale lembrar que, em razão da Lei 13.786/18 (Lei do Distrato), passou a ser obrigatório constar ali todas as consequências da rescisão ou distrato, com destaque para as penalidades aplicáveis e prazos para devolução dos valores aos adquirentes.
- A certidão de Ônus Reais atualizada é muito importante para verificar quem é o proprietário do imóvel. Vale lembrar que o dono é a pessoa que registra o bem.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.