Ambiente pintado, limpo e com um cheiro agradável causa boa impressão nas visitas de possíveis inquilinosFreppik

A coluna dá sequência ao assunto locação, desta vez mostrando o lado do proprietário. Conforme mostrado ontem, diminuiu o volume de imóveis vazios para alugar no Rio, o que significa que há menos ofertas disponíveis. E quem tem um apartamento para alugar não quer estar com ele vazio, não é mesmo? Especialistas confirmam que uma unidade bem montada, com móveis planejados, box de banho e outros itens é alugada com mais facilidade, pois além de estar mais apresentável, dispensa a necessidade de o inquilino fazer intervenções. "Deixar o ambiente pintado, limpo e com um cheirinho agradável de um difusor de ambientes causa sempre boa impressão nas visitas dos interessados. Imóvel que está muito tempo fechado, por exemplo, costuma ter cheiro de mofo, por isso, é importante investir nesses pequenos detalhes. Pode parecer uma bobagem, mas faz toda a diferença", afirma Solange Portela de Andrade, diretora da JB Andrade Imóveis.
De acordo com Solange, o locatário percebe em vários detalhes quando o proprietário é uma pessoa cuidadosa e acaba tendo muito mais cuidado e carinho na manutenção e no uso do imóvel. “E isso para o proprietário é ótimo! No final todos ganham! Proprietários com bons clientes e locatários com opções de bons imóveis”, ressalta. A especialista lembra que a maioria alugada é de imóveis novos ou bem cuidados. “No mercado em baixa ou no mercado em alta, o ‘patinho feio’ mesmo que esteja por um valor convidativo vai sempre para o final da fila. O locatário acaba alugando um imóvel um pouco acima do seu orçamento sabendo que está alugando um produto diferenciado”, diz a executiva.
Para ajudar nesta tarefa, confira algumas regras de ouro para os proprietários:
- Atualize a pintura para modernizar e higienizar o ambiente. O cinza é hoje a cor da moda ou o branco que é clássico.
- Piso. A tábua corrida cansada ganha fôlego com um verniz. Outra sugestão é trocar o antigo por um piso novo (piso sobre piso), que é rápido e menos custoso. Já os da cozinha e do banheiro ficarão novinhos em folha com porcelanato líquido ou com epóxi.
- Azulejos antigos? Epóxi neles! O mercado oferece diversas opções de cores para a cobertura.
- Luminárias. Aposte num modelo simples, mas moderno. Um plafon quadrado é uma boa opção e tem preço acessível.
- Interruptores. É possível trocar por modelos mais modernos ou até pintar os antigos com spray.
- Troque os vasos sanitários. Causa uma ótima impressão visitar um banheiro que tem louças modernas e com cores clean.
- Vale a pena trocar aquele blindex escuro do banheiro que causa uma impressão não muito boa.
- Nos armários do banheiro e da cozinha, é possível fazer muitos ajustes: trocar prateleiras danificadas e ferragens oxidadas; forrar ou pintar as gavetas; atualizar os puxadores; além de trocar ou pintar as portas da frente do armário com uma cor que transforme e valorize o visual. Aposte em cores como branco e cinza ou um tom bonito de azul ou verde.
- É imprescindível uma revisão das partes elétrica e hidráulica, além do aquecedor, para deixar tudo seguro e funcionando perfeitamente.
- E já faz algum tempinho que o ar-condicionado do tipo Split integra o “kit locação”. O inquilino não quer despender tempo e nem ter esse custo com a compra e a instalação dos aparelhos.