Presidente do Creci-RJ destaca que o perfil do corretor de imóveis mudou ao longo desses 60 anos. Hoje, ele é um verdadeiro consultorFreepik
Marcelo Moura, presidente do Creci-RJ comenta que o mercado imobiliário é consolidado. Ele afirma que, mesmo na fase mais aguda da pandemia, o setor apresentou resultados positivos, com incremento no número de negociações, enquanto outros setores da economia retraíram. “Por outro lado é importante destacar o quanto o perfil do corretor de imóveis se modificou ao longo desses 60 anos. Hoje, o profissional é um verdadeiro consultor, um especialista para atender as demandas da sociedade. Assim, para se destacar nesse mercado é necessário buscar o aprimoramento de forma permanente”, orienta Moura.
Atualizar os conhecimentos é fundamental para alcançar os objetivos. Márcio Cardoso, presidente da Sawala Imobiliária, sabe muito bem disso. Com quase 30 anos de experiência em vendas, já comercializou assinatura de revistas de porta em porta, vendeu livros, plano de saúde, seguro de automóvel, trabalhou em uma empresa de previdência privada e depois em uma de automação comercial que tinha um produto voltado para imobiliárias. E de tanto oferecer, foi contratado por uma imobiliária em 2001 para ser corretor de imóveis. “Em 20 dias fiz a primeira venda e nunca mais parei. Passei por todas as categorias (corretor, coordenador, gerente, diretor) sendo líder em todas elas. Em 2009, decidi reunir conceitos e técnicas para treinar as equipes de vendas e, atualmente, já são mais de 2 mil colaboradores treinados”, conta Cardoso.
A experiência agora poderá ser compartilhada com os corretores e com profissionais de todas as áreas por meio do livro “Não Nasci para Vender” que o executivo lançará no início de setembro. Segundo ele, o segredo para se destacar é ter ritmo e volume. “O ritmo de trabalho é o que gera volume de negócios e, consequentemente, o resultado. Para isso, é importante ter muito treinamento e capacitação. O cliente mais do que nunca quer viver uma experiência; ele quer utilizar o produto, quer se sentir dono, sentir os aromas, ver as cores, conversar com as pessoas e se conectar. Então, tem que proporcionar experiência e qualidade. A grande lição que fica é: busque ser o mais especializado, o mais capacitado e o mais antenado às tendências e às mudanças de comportamento. A dica vale para corretores de imóveis e para qualquer segmento profissional”, destaca Cardoso.
Participação feminina chega a 44%
Ela que veio para o Rio de Janeiro para ser atriz, com R$ 10 no bolso, conta que “caiu” de paraquedas no mercado imobiliário. “Falei que só ia vender três imóveis para pegar o dinheiro e pagar o meu curso no Tablado. Só que eu me apaixonei e estou neste mercado há 12 anos”, lembra a executiva. A sua experiência está retratada no livro “As 15 Especialistas de Sucesso do Mercado Imobiliário” em que mostra como que é o dia a dia do corretor e da corretora. “Só vai ter sucesso na profissão se você estiver trabalhando com base no amor. Todos os dias têm gente casando, separando, nascendo e que precisa de um imóvel para morar ou algo que dê retorno como investimento. A gente realiza o sonho dos nossos clientes e sem eles saberem eles também estão realizando os nossos”, ressalta Nayara.
Atendimento personalizado
“Quando o cliente tem mais de um imóvel e deseja vender um deles, por exemplo, orientamos a aplicar o dinheiro proveniente da venda em investimentos que irão render muito mais”, diz Albano. Ele acrescenta, ainda, que os consultores também podem oferecer opções de financiamento imobiliário, seguros de ramos elementares e até mesmo de saúde para o comprador, entre outras opções.
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