Reunião do secretariado do governador Castro, contou com presença de Dr. Serginho que defendeu repasse de recursos para Cabo Frio Divulgação

MEIO SECRETÁRIO, MEIO DEPUTADO
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho Azevedo (REP) é um deputado secretário ou é um secretário deputado? O “dilema de Tostines” ocorre porque suas iniciativas perpassam as atribuições de sua pasta. Tanto é assim, que esteve segunda-feira (13), no Comando Geral da Polícia Militar, reunido com coronel Luiz Henrique Marinho, pedindo reforço no policiamento de Cabo Frio e região. Nesse último sábado (11), a cidade testemunhou um tiroteio em plena areia da Praia do Forte, que resultou em dois mortos e oito feridos. Episódio lamentável, mas nem se pode dizer, exatamente, que é isolado. Isso porque mês passado, uma pessoa foi morta na saída de uma boate no Boulevard Canal, depois que um bandido saiu atirando. Sem falar nos registros de assaltos à mão armada que não eram comuns. Tem ainda os diversos golpes de pirâmides (mas isso é outra história). Fato é que Serginho correu atrás e saiu do encontro com boa notícia: 25º BPM (responsável pela Região dos Lagos) vai receber pelo menos 114 policiais militares para reforço na alta temporada. O pedido vem através do Regime Adicional de Serviço (RAS) para polícia Militar.
Dr Serginho com comandante geral da PM, coronel Luiz Henrique Lima, - Divulgação
Dr Serginho com comandante geral da PM, coronel Luiz Henrique Lima,Divulgação

MEIO SECRETÁRIO, MEIO DEPUTADO II
Quer ver outra do “meio secretário, meio deputado”? Serginho anunciou que participou de uma reunião nesta terça (14), com o governador Cláudio Castro (PL) e todo secretariado. No encontro, defendeu repasse de R$ 13 milhões para a saúde cabo-friense. O doutor adiantou ainda que Castro anunciou que o Estado vai abrir mão de uma ação dos municípios para tentar aumentar uma fatia dos recursos de ICMS. Em Cabo Frio, isso vai significar mais R$ 6 milhões até o fim deste ano. É... Apesar de secretário estadual, Serginho não perde a articulação de deputado, jogando nas duas posições. “Não é porque o atual prefeito José Bonifácio tenha sido meu adversário, que não vou destinar recursos para a prefeitura, na verdade é para o povo”, pontuou. Quanta diplomacia, hein?!

Vereadores, empresário e secretário municipal reunidos para buscar solução contra violência  - Divulgação
Vereadores, empresário e secretário municipal reunidos para buscar solução contra violência Divulgação

ECOS NO PARLAMENTO
A pauta violência também foi assunto dentro e fora Câmara nesta terça (14). Após a sessão, onde o assunto foi debatido, vereadores se reuniram com empresários para tratar da segurança pública. Participaram do encontro os edis Léo Mendes, Josias da Swell (PL), Rodolfo Machado (SD) e Thiago Vasconcelos (AVANTE). O secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Pública, Coronel Ruy França, depois recebeu o grupo. Ouviu as reivindicações dos empresários e detalhou o planejamento das ações para tornar a cidade mais segura no verão. Ele adiantou que o município busca reforçar o policiamento por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS). Ruy tem em seu favor a experiência de já ter sido comandante do 25º BPM, com muito êxito.

Prefeito Bonifácio, que esteve com Ciro na segundo disse que não é hora de apontar culpados  - Divulgação
Prefeito Bonifácio, que esteve com Ciro na segundo disse que não é hora de apontar culpados Divulgação

"O IMPONDERÁVEL"
Já o prefeito José Bonifácio (PDT), que esteve no Rio nesta segunda-feira (13), onde participou da abertura da nova edição da “Escola de Candidatos”, na Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini no Rio de Janeiro, prefere não apontar culpados, e por isso, não procurou comando 25º BPM pois entendia que “seria jogar a responsabilidade nas costas coronel Gustavo Bastos”, explicou. Zé disse que lamenta o episódio, mas não quer expor a cidade e seu principal cartão postal, 'não é momento de cobrar ninguém', disse ele. "O que aconteceu foi o imponderável, o coronel não tinha como saber", completando que "a responsabilidade é de todos" e acredita que "o comandante está fazendo um bom trabalho". Para o prefeito, a preocupação agora é preservar a imagem do município e acredita que o convênio que ele deu entrada com o Proeis - com o Estado para aumentar o efetivo, pagando extra aos policiais de folga - vai aumentar a sensação de segurança.