Fábio Ferraz, advogadoDivulgação

Declarei meu Imposto de Renda atrasado em 2021. Apesar disso, teria direito a quase R$ 2 milem restituição até dezembro, porém, até agora não caiu esse valor na conta. O que faço? Será que ainda vou receber? Pelo site da Receita Federal diz que os dados da declaração estão no banco de dados. (Maria Cristina, Barra da Tijuca)
A Receita Federal pagou no final do mês de dezembro de 2021 um lote residual do Imposto de Renda 2021, onde contribuintes receberam um total de R$ 285 milhões. Contempla todos aqueles que fizeram a declaração com atraso e não tiveram as mesmas retidas na malha fina.
Segundo Fábio Ferraz, advogado tributarista, quem não recebeu a restituição neste lote, deve acessar o portal “ECac” da Receita e consultar o status de sua declaração, pois o atraso no pagamento da restituição pode ser ocasionado pela retenção em malha fina, que ocorre por inconsistência nas informações prestadas.
Caso a consulta no portal demonstre que a declaração não caiu em malha, há uma probabilidade de que o preenchimento dos dados bancários tenha algum erro e com isso o depósito da restituição não ocorra, devendo neste caso, o contribuinte, entrar em contato com o SAC do Banco do Brasil e informar os dados bancários corretamente.

Não custa lembrar que, em março, começa o prazo para entrega da declaração do IR. Comece desde já a separar os documentos necessários e não deixe para enviar a sua declaração na última hora, pontua o advogado Átila Nunes, do serviço www.reclamaradianta.com.br. O atendimento é gratuito pelo e-mail atilanunes@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.

Casos Resolvidos: Maria das Graças Almeida (Samsung), André Carvalho (LG), Érika Muniz (Casa e Vídeo)