Atividades do PPA ocorrerão na Policlínica da Polícia Civil José da Costa Moreira, no Estácio - Paulo Toscano
Atividades do PPA ocorrerão na Policlínica da Polícia Civil José da Costa Moreira, no EstácioPaulo Toscano
Por O Dia

A Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sepol) inicia, nesta quarta-feira, um projeto pioneiro com foco no esclarecimento e preparo de seus servidores para a aposentadoria. O tema ganha ainda mais destaque em meio à intenção do governo federal de implementar a Reforma da Previdência. 

Inspirado em iniciativas adotadas pelo setor privado, o Departamento Geral de Gestão de Pessoas (DGGP) da Sepol está implementando o 'Programa de Preparação para a Aposentadoria' - PPA, com objetivo de levar o servidor a refletir e a se organizar para esta nova fase da vida. 

Por meio de palestras e outras atividades, o PPA também poderá ajudar os profissionais que estão no período da 'pré-aposentadoria' a tomar decisões mais maduras e conscientes sobre o melhor momento de ir para a inatividade.

Segundo a secretaria, "o programa consiste na realização de exames médicos e em palestras que têm como eixos de discussão os aspectos psicossociais, envelhecimento saudável, lazer, desenvolvimento de nova atividade ou ocupação, planejamento financeiro, pessoal e familiar, bem como atendimento psicológico em grupo".

Valorização do policial

O PPA também é apontado pela secretaria como "excelente ferramenta gerencial", pois, com a iniciativa, o  Departamento Geral de Gestão de Pessoas faz um duplo investimento: valoriza policiais que estão se aposentando, e incentiva e fortalece as relações de trabalho com os demais servidores.

Nos encontros, os profissionais da Polícia Civil terão oportunidade de identificar alternativas de atividades pós-aposentadoria, além de debaterem com pessoas que estão vivenciando um momento semelhante. 

Inscrições

As ações serão realizadas sempre na última quarta-feira do mês, na Policlínica da Polícia Civil, no Estácio. Interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected]

Você pode gostar
Comentários