Mais Lidas

Polícia Civil lança Programa de Preparação à Aposentadoria nesta quarta-feira

Projeto pioneiro tem como objetivo o esclarecimento e preparo de seus servidores prestes a ir para a inatividade

Por O Dia

Atividades do PPA ocorrerão na Policlínica da Polícia Civil José da Costa Moreira, no Estácio
Atividades do PPA ocorrerão na Policlínica da Polícia Civil José da Costa Moreira, no Estácio -

A Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sepol) inicia, nesta quarta-feira, um projeto pioneiro com foco no esclarecimento e preparo de seus servidores para a aposentadoria. O tema ganha ainda mais destaque em meio à intenção do governo federal de implementar a Reforma da Previdência. 

Inspirado em iniciativas adotadas pelo setor privado, o Departamento Geral de Gestão de Pessoas (DGGP) da Sepol está implementando o 'Programa de Preparação para a Aposentadoria' - PPA, com objetivo de levar o servidor a refletir e a se organizar para esta nova fase da vida. 

Por meio de palestras e outras atividades, o PPA também poderá ajudar os profissionais que estão no período da 'pré-aposentadoria' a tomar decisões mais maduras e conscientes sobre o melhor momento de ir para a inatividade.

Segundo a secretaria, "o programa consiste na realização de exames médicos e em palestras que têm como eixos de discussão os aspectos psicossociais, envelhecimento saudável, lazer, desenvolvimento de nova atividade ou ocupação, planejamento financeiro, pessoal e familiar, bem como atendimento psicológico em grupo".

Valorização do policial

O PPA também é apontado pela secretaria como "excelente ferramenta gerencial", pois, com a iniciativa, o  Departamento Geral de Gestão de Pessoas faz um duplo investimento: valoriza policiais que estão se aposentando, e incentiva e fortalece as relações de trabalho com os demais servidores.

Nos encontros, os profissionais da Polícia Civil terão oportunidade de identificar alternativas de atividades pós-aposentadoria, além de debaterem com pessoas que estão vivenciando um momento semelhante. 

Inscrições

As ações serão realizadas sempre na última quarta-feira do mês, na Policlínica da Polícia Civil, no Estácio. Interessados devem se inscrever pelo e-mail recursoshumanos@pcivil.rj.gov.br

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários