Acadepol - Divulgação / Acadepol
AcadepolDivulgação / Acadepol
Por PALOMA SAVEDRA

A convocação de 200 concursados para o cargo de papiloscopista da Polícia Civil do Estado do Rio vai ajudar a desafogar a demanda da instituição, que agoniza com o déficit de pessoal. O grupo será chamado no Diário Oficial desta quarta-feira para as matrículas na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol).

Os concursados vêm acompanhando diariamente as conversas que parlamentares da Alerj e até delegados têm tido com o governo para acelerar as convocações. Essas tratativas já vinham sendo feitas desde a gestão anterior. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), Marcio Garcia, destacou que as convocações vão "oxigenar institutos".

"A convocação desses 200 peritos papiloscopistas para a Acadepol é a vitória de muitos anos de luta do Sindpol e Colpol, junto com a comissão dos excedentes (dos concursos). Não é de agora que cobramos a reposição dos quadros da nossa polícia técnico-científica e esses novos policiais virão oxigenar os institutos e postos de perícia que estão agonizando pela falta de pessoal", opinou Garcia.

Matrículas

As matrículas começarão na quinta-feira, ou seja, os concursados devem ficar atentos. "Os policiais vão reforçar a investigação, especialmente em tempos de reconhecimento facial e de câmeras que vão ajudar no monitoramento. Os papiloscopistas participam do trabalho de identificação facial. É nossa polícia indo além, ao encontro da tecnologia", disse Witzel.

Você pode gostar
Comentários