Aposentados de Meriti e Caxias se reúnem com presidente do TCE nesta terça-feira

Servidores inativos das redes de Educação dos municípios enfrentam atrasos de pagamentos das aposentadorias e querem acesso aos dados previdenciários dos entes

Por PALOMA SAVEDRA

Deputados devem se reunir com integrantes do Tribunal de Contas do Estado do Rio em outra data
Deputados devem se reunir com integrantes do Tribunal de Contas do Estado do Rio em outra data -
Aposentados das redes municipais de Educação de São João de Meriti e de Duque de Caxias, além de integrantes do Sepe, se reunirão nesta terça-feira (8 de outubro) com a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Mariana Montebello Willeman, para tratar da questão dos atrasos de pagamentos de aposentadorias pelos municípios. 
O objetivo é levar ao Tribunal os problemas pelos quais os inativos estão passando, bem como pedir a divulgação dos dados dos regimes previdenciários dos respectivos municípios, e o reforço na fiscalização das finanças dos entes. 
A incerteza sobre a data de depósito das aposentadorias vem refletindo diretamente no orçamento doméstico dos inativos. 
Os aposentados acumulam atrasos de várias folhas salariais, inclusive do 13º salário. 
Deputados aguardam dados pelo TCE
Professores e demais servidores aposentados da Educação estiveram na Alerj em 10 de setembro, onde percorreram gabinetes pedindo uma interlocução dos deputados com as prefeituras. 
Após a conversa com os servidores, alguns parlamentares, como o presidente da Comissão de Educação, Flavio Serafini (Psol), e o presidente da Comissão de Tributação, Luiz Paulo (PSDB), enviaram ofícios ao Tribunal de Contas solicitando, oficialmente, esses dados. 
Os deputados, incluindo Waldeck Carneiro (PT) e Martha Rocha (PDT), agora vão aguardar para  também agendar uma reunião com integrantes do TCE.
Prefeitura de Caxias
A Coluna questionou as prefeituras de Duque de Caxias e de São João de Meriti. Até o momento, apenas o Município de Caxias enviou nota. 
Confira, na íntegra, a resposta da assessoria da Prefeitura de Duque de Caxias:
Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2017, o prefeito Washington Reis vem fazendo um grande esforço orçamentário para colocar todas as contas da prefeitura em dia, acertando prioritariamente as dívidas com o funcionalismo. Assim, apesar de todas as dificuldades, já foram pagas as quatro folhas em atraso da antiga gestão. Sobre a folha de agosto dos funcionários ativos, até o momento, a PMDC pagou 93% do quantitativo de servidores da Secretaria Municipal de Educação e 92% do quantitativo dos profissionais das demais secretarias municipais.
Além disso, o IPMDC (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Duque de Caxias) vai iniciar nos próximos dias o pagamento para aposentados e pensionistas referente ao mês de agosto. Em relação ao 13º salário de 2018, o Instituto pagou o percentual de 65,89% do quantitativo de pessoas constantes na folha. Por determinação do prefeito Washington Reis, o pagamento dos funcionários tem sido tratado como a principal prioridade do governo. Novos pagamentos serão feitos nos próximos dias, até que todo o funcionalismo tenha recebido.

Comentários