Mudanças nas regras de promoção são uma das reivindicações dos PMs - Marcelo Horn
Mudanças nas regras de promoção são uma das reivindicações dos PMsMarcelo Horn
Por O Dia
A Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes da Segurança Pública da Alerj discutirá nesta quarta-feira a regra de promoção de praças da Polícia Militar. A reunião será às 10h, no auditório Senador Nelson Carneiro, no 6° andar do prédio anexo ao Palácio Tiradentes.

A proposta que será discutida é a alteração no Decreto 22.196, de maio de 1996. Por indicação do presidente da frente, deputado Renato Zaca (PSL), a promoção de segundo para primeiro sargento ocorreria apenas pelo tempo de serviço de 20 anos.
Já o Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS) será indispensável para praças que queiram alcançar o posto de subtenente, desde que também tenham 25 anos na corporação.

"A mudança traria igualdade de condições na disputa de vagas e melhoria no plano de carreira de praças que almejam o posto de subtenente", disse Zaca.

Atualmente, com 16 anos na corporação, os praças já estão habilitados a se inscrever no CAS. Em caso de aprovação, passam a receber o adicional no salário, mesmo que não ganhem a patente pela falta de tempo de serviço.