Comte Bittencourt recebeu representantes do sindicato - Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Comte Bittencourt recebeu representantes do sindicatoPaulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Por PALOMA SAVEDRA
O novo secretário de Educação, Comte Bittencourt, se vê agora de outro lado: depois de presidir por 14 anos a Comissão de Educação da Alerj e fiscalizar as ações do governo na área, neste momento ele passa a ser o responsável por tomar as decisões da pasta. À coluna, Comte disse que nada mudou: “Continuo do mesmo lado, que você acompanhou ao longo da minha vida. O governador (em exercício, Cláudio Castro) me convidou sabendo a minha pauta. E vou ouvir todos. Educação é um processo de diálogo permanente, e é isso que farei”.
Já na segunda-feira, Comte se reunirá com os professores (representados pelo Sepe), às 10h, na sede da Seeduc, no Santo Cristo. As pautas da categoria são todas relacionadas à pandemia, e a principal é o não retorno às aulas no próximo dia 5. À tarde, o secretário conversará com o Ministério Público, e, em seguida, com a Defensoria, para tratar do tema.
Publicidade
Segundo ele, a ideia é não tomar uma decisão precipitada: "Vou fazer segunda e terça-feira um esforço concentrado para ouvir todos, para que a gente não retome sem nenhuma precipitação".
"Não há a menor chance de fazermos uma coisa sem que não tenhamos todas as convicções necessárias de garantia de vida e saúde dos professores e o protocolo sanitário estabelecido nas escolas", afirmou o secretário.
Publicidade
Ele acrescentou que a conversa com os municípios fluminenses - onde também há muitas escolas estaduais - também será fundamental nessa decisão: "Temos que ouvir os municípios com relação à curva da pandemia em cada cidade. Vamos fazer um esforço enorme nos próximos dias para saber como vamos retomar".