Programa da Fazenda estadual é uma nova fase das fiscalizações; setores da economia considerados sensíveis serão o foco - Divulgação
Programa da Fazenda estadual é uma nova fase das fiscalizações; setores da economia considerados sensíveis serão o focoDivulgação
Por PALOMA SAVEDRA
Além da negociação com a União para prorrogar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) por mais três anos, a equipe econômica do Estado do Rio aposta em outras medidas para ajudar no reequilíbrio das contas fluminenses. Uma delas é o programa ‘Na Mira da Receita Estadual’, lançado este mês pela Secretaria de Fazenda com o objetivo de aumentar a arrecadação — sem aumento da carga tributária —, garantindo, assim, mais recursos para salários de servidores.
Com o programa, serão intensificadas as operações de combate à concorrência desleal e à sonegação em setores da economia considerados sensíveis — identificados com grande volume de irregularidades —, como bebidas, cigarros e combustíveis. Além disso, o setor de incentivos fiscais receberá atenção especial.
Publicidade
“É um trabalho fundamental e a nossa ideia é elevar o nível da fiscalização. O programa é fruto das mudanças realizadas na Receita Estadual desde a minha chegada ao cargo”, afirmou o secretário de Fazenda, Guilherme Mercês.
O ‘Na Mira da Receita’ terá quatro eixos de atuação, segundo a Fazenda: Operações Fiscais (que alcança também o setor de cadastro), Educação Fiscal, Cobrança e Modernização da Receita Estadual. E serão criadas ainda novas malhas fiscais pela Superintendência de Planejamento Fiscal (Suplaf).
Publicidade
Superintendente de Fiscalização da secretaria, o auditor fiscal Rodrigo Aguieiras explicou à coluna por que esses quatro eixos foram escolhidos. “Por serem os meios mais eficazes para alcançar os objetivos de reduzir as fraudes e a sonegação fiscal, dar mais eficiência à fiscalização, reduzir o gap tributário (a diferença entre o imposto apurado e o que é efetivamente arrecadado), combater a concorrência desleal e ter mais empresas em conformidade com as suas obrigações”, informou.
Aguieiras disse ainda que o ‘Na Mira da Receita Estadual’ trará uma sistematização das operações fiscais, além de promover um trabalho conjunto com o Ministério Público e a Polícia Civil.
Publicidade
“Além disso, estamos aprimorando nosso plano de fiscalização em benefícios fiscais e vamos desenquadrar os contribuintes que não atenderem as metas e condições previstas”, prometeu o superintendente de Fiscalização da Fazenda.
Sem estimativa inicial
Publicidade
Segundo Aguieiras, não há como estimar agora um incremento de receita, pois “grande parte das ações que serão realizadas são de médio e longo prazos”.
“Uma fiscalização realizada em uma empresa, por exemplo, é a parte de um trabalho para que se chegue à recuperação de créditos tributários. No entanto, em muitas ações é possível conseguir de maneira mais rápida que o contribuinte não cometa mais a irregularidade que levou à fiscalização”, detalhou Aguieiras, que acrescentou:
Publicidade
“A Sefaz tem realizado diversos impedimentos de inscrições estaduais. Com isso, as empresas não conseguem mais emitir notas fiscais, evitando que a sonegação continue acontecendo”.