Crivella disse que salário de novembro, pago em dezembro, está garantido no prazo, mas não deu data para o 13º - Reginaldo Pimenta
Crivella disse que salário de novembro, pago em dezembro, está garantido no prazo, mas não deu data para o 13ºReginaldo Pimenta
Por PALOMA SAVEDRA
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que é candidato à reeleição pelo Republicanos, ainda não garante uma data de pagamento do 13º salário do funcionalismo municipal do Rio. Ou seja, por enquanto, não há recursos financeiros. Crivella disse nesta quinta-feira que a intenção é quitar o abono em dezembro, mas que o depósito depende da antecipação de receita de royalties de petróleo.
Essa transação financeira, porém, já foi embarreirada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM-RJ). Os conselheiros do TCM entenderam que a medida é lesiva para os cofres municipais e fere as regras fiscais.
Publicidade
"Estamos fazendo uma luta para pagar em dezembro, dependemos da antecipação de receita de royalties. Mas o Tribunal de Contas do Município achou que era operação de crédito. Não é. É adiantamento de receita. Faço um apelo aqui aos conselheiros do Tribunal de Contas e a todos os funcionários da prefeitura que façam um apelo ao TCM para que nos autorizem a fazer essa operação, porque se fizer essa operação hoje, amanhã o 13º está na conta", declarou Crivella em entrevista à Record TV.
O presidente do TCM-RJ, Thiers Montebello, no entanto, rebateu as falas do prefeito. "O parecer do corpo técnico do Tribunal caracteriza isso como uma operação de crédito.
Publicidade
Há um parecer do Legislativo também que diz isso. Há representação também da Procuradoria Especial do TCM. O parecer da Procuradoria Especial é primoroso. É um tratado. E ele também sabe que não pode usar esse recurso para pagar pessoal", declarou Thiers à coluna.
REMANEJAMENTO
Publicidade
O prefeito tinha intenção ainda de remanejar o saldo previsto para o pagamento do salário de novembro (a ser quitado no 5º dia útil de dezembro), como a coluna informou nesta quinta-feira. Nos bastidores, aliás, essa possibilidade ainda não foi descartada, apesar da declaração pública de Crivella nesta tarde.