Degase entrega novos uniformes aos 1.300 agentes socioeducativos do Rio
Peças são para servidores que trabalham nas 24 unidades do departamento no estado
Capacitação foi fruto de articulação entre Degase, Ministério Público e Defensoria PúblicaDivulgação/Degase
Por O Dia
O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) já começou a distribuição dos novos uniformes para os servidores que trabalham nas 24 unidades do órgão no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Degase, ao todo 1.393 agentes pertencentes ao quadro funcional da instituição já começaram a receber as peças.
A identidade visual dos uniformes foi escolhida e sugerida pelos próprios agentes, informou o órgão, acrescentando que, desde 2012, o Departamento não tem uma licitação para a compra de vestuário adequado, "considerado um equipamento de proteção individual dos agentes, especialmente durante as ações externas da medida socioeducativa".
Publicidade
Diretor-geral do Degase, o major Márcio Rocha ressaltou que os novos uniformes favorecem também os ambientes institucionais. "Com essa medida vamos ter um ambiente muito mais propício à socioeducação, criando uma identidade sem que eles precisem utilizar as suas roupas particulares", disse.
"Isso favorece o local de serviço institucional e de segurança também, já que conseguiremos identificar quem é servidor e quem está desempenhando uma função acessória ao Departamento", declarou Márcio Rocha.
Publicidade
Já na semana passada, o Degase adquiriu 55 coletes balísticos, atendendo à reivindicação da categoria. Os equipamentos já estão sendo utilizados por dois núcleos operacionais da instituição: o Grupamento de Ações Rápidas (GAR) e a Divisão de Escolta do Departamento (DIESC).
Servidores do Degase já estão recebendo os novos uniformesDivulgação
Publicidade
Segundo o órgão, as duas divisões são responsáveis, respectivamente, por resoluções de crise e apresentações externas dos jovens em conflito com a lei.
O Degase informou ainda que "foi a primeira vez, na história do Departamento, que esse tipo de equipamento de proteção individual foi fornecido para os agentes com objetivo de preservar a integridade física dos servidores e proteger os adolescentes".