Previ-Rio é a autarquia responsável por administrar os benefícios dos servidores ativos, aposentados e pensionistas - Daniel Castelo Branco
Previ-Rio é a autarquia responsável por administrar os benefícios dos servidores ativos, aposentados e pensionistasDaniel Castelo Branco
Por PALOMA SAVEDRA
Logo que assumiu a presidência do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (Previ-Rio), a atuária Melissa Garrido Cabral se deparou com uma tarefa urgente: a do plano de saúde dos servidores municipais ativos, aposentados e pensionistas, e seus dependentes.
O prazo do contrato com a Assim termina no fim deste mês, e para não deixar os beneficiários descobertos, ela procurou a operadora do plano para prorrogar o serviço por mais seis meses, até que seja feito novo credenciamento.
Publicidade
"Quando eu cheguei aqui, no dia 1º, tive a notícia de que o contrato do plano de saúde se encerra em 31 de janeiro. Fomos surpreendidos com essa data", relata.
"E o que a gente fez? Diante do prazo exíguo para o encerramento, tomamos duas posturas: pedimos autorização para a Fazenda para a prorrogação por mais seis meses, seguindo as orientações do decreto, e também mandamos um ofício para o Ministério Público (diante da denúncia feita em 2020 sobre ilegalidades nesse contrato) para nos colocar à disposição para mais informações e avisando que a gente precisa prorrogar, em atenção às vidas. Enviamos para o MP se manifestar e para colocar as portas abertas e deixar bem ciente que é algo transparente", afirma.
Publicidade
Melissa complementa: "Nossa preocupação aqui é o servidor. Hoje a gente tem mais de 150 mil vidas. Não podemos deixar os servidores sem o plano, ainda mais no meio de uma pandemia".
A ideia é, nesse período, organizar os trabalhos para a realização de novo credenciamento, fazendo antes uma consulta pública, "um processo mais participativo", ela diz. "E verificar se novas operadoras de planos de saúde estarão interessadas", pontua.
Publicidade
O instituto ainda está aguardando o posicionamento da operadora do plano. Caso haja uma negativa em meio a essa situação emergencial, serão analisados os instrumentos jurídicos para garantir o serviço ao funcionalismo.