O Município do Rio já registra aumento de 240% de receita de IPTU neste início de ano em relação a 2020. O número foi divulgado ontem pelo secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo. Na prática, o resultado sinaliza que a previsão dada pelo titular da pasta, na semana passada, deve se confirmar: o calendário de pagamento do 13º salário de 100.855 servidores ativos, aposentados e pensionistas que não receberam o crédito pode sair nos próximos dias.
O secretário declarou que o cronograma seria divulgado entre o fim de janeiro e início de fevereiro. Ontem, ele disse em suas redes sociais que "os cariocas estão pagando o IPTU de forma antecipada".
"A arrecadação já está 240% maior em relação ao ano passado. Dinheiro para a cidade e para os cidadãos", declarou Pedro Paulo, lembrando que, até o dia 5, o desconto é de 7% em cota única.
Para quitar a folha do 13º, deixada como dívida pela gestão anterior, a prefeitura precisa de R$ 935 milhões.
RETORNO A BRASÍLIA PARA VOTAR EM BALEIA ROSSI
Pedro Paulo foi exonerado ainda ontem do cargo de secretário municipal de Fazenda e Planejamento, a pedido, para reassumir sua função de deputado e votar em Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara na segunda-feira.
Baleia é o candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele disputa voto a voto com Arthur Lira (PP-AL), nome do presidente da República, Jair Bolsonaro.
"A pedido do meu partido retorno ao meu mandato de deputado federal nos últimos dias de uma votação decisiva para o Brasil, a eleição da presidência da Câmara. Mas meu trabalho de ajustes nas contas do Rio não vai parar nem um minuto. Semana que vem eu volto oficialmente para a missão", disse Pedro Paulo no Twitter.