Educadores da Prefeitura do Rio farão ato nesta quinta-feira - Daniel Castelo Branco
Educadores da Prefeitura do Rio farão ato nesta quinta-feiraDaniel Castelo Branco
Por PALOMA SAVEDRA
Depois dos professores estaduais decidirem pela paralisação contra o retorno das atividades presenciais nas escolas, os educadores da rede municipal de ensino do Rio também decretaram, em assembleia no sábado, pela deflagração de greve. A reunião virtual foi realizada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe).
Os profissionais também cobram da Prefeitura do Rio a prioridade dos servidores da Educação na vacinação. Eles querem a imunização completa da classe antes da volta presencial ao trabalho. A Secretaria Municipal de Educação informou, neste domingo, que o grupo terá prioridade após idosos e pessoas com comorbidades.
Publicidade
A categoria está disposta a levar o caso à Justiça: no sábado, o Sepe informou que recorrerá a esses meios para evitar a "reabertura das escolas durante a pandemia da covid-19". E que "ajuizará todas as ações cabíveis contra tais medidas que representarão um maior risco à vida" dos professores.
A entidade declarou ainda que decidir pelo retorno presencial quando há uma "segunda onda de pico de contágio e mortes", favorecerá "ainda mais a circulação e a aglomeração de pessoas propiciando o aumento do nível de contágio e de mortes".
Publicidade
A Secretaria Municipal de Educação, no entanto, ressaltou que a decisão de reabrir as escolas tem como base a ciência. "O Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19, composto por diversos especialistas em Saúde, validou tanto o protocolo sanitário que será usado nas escolas municipais quanto a data do retorno presencial", disse a pasta.
Destacou ainda que os "membros do Comitê deixaram claro que não há evidências científicas que justifiquem, depois de quase um ano, continuar sem aulas presenciais". E que, na ocasião de piora da pandemia, as escolas devem ser as últimas a fechar e as primeiras a abrir.
Publicidade
IMUNIZAÇÃO GARANTIDA

Sobre a reivindicação para que os profissionais da área tenham prioridade na vacinação, a secretaria informou que eles serão os primeiros a serem imunizados logo após os idosos e pessoas com comorbidades no Rio.
"Estamos em contato constante com nossos profissionais, seja através de visitas regionais ou reuniões com representações", acrescentou.
Publicidade
A Secretaria Municipal de Educação afirmou ainda que, "quanto maior for o tempo de afastamento de uma criança da escola, maior é o risco para o seu desenvolvimento".
A pasta declarou que os efeitos para as crianças "são perversos na aprendizagem", além das consequências para a saúde mental e segurança alimentar dos estudantes. "Nada substitui a escola. Mais de 10 estados planejam retomar as aulas em fevereiro", frisou.
Publicidade
Em relação aos educadores da rede estadual, o pleito é o mesmo. A Secretaria de Educação fluminense também já declarou que pretende incluir os profissionais no grupo prioritário, seguindo o calendário divulgado pelo estado.