Arthur Maia quer ampliar alcance da PEC e incluir membros de PoderesWilson Dias/Agência Brasil

Por PALOMA SAVEDRA
Técnicos do Ministério da Economia estão debruçados na elaboração de um material que será apresentado à Comissão Especial da reforma administrativa (PEC 32) - que modifica as regras do serviço público - na Câmara dos Deputados. O governo pretende divulgar dados aos parlamentares que sejam convincentes e ajudem a emplacar a proposta que reformula as regras do funcionalismo público do país. A informação nos bastidores é de que a apresentação será realizada na próxima semana, com a presença do ministro Paulo Guedes.
A previsão, inclusive, casa com o que foi falado ontem em reunião do colegiado: o presidente da comissão, Fernando Monteiro (PP-PE), disse que vai levar o convite pessoalmente ao ministro e propor que ele compareça ao plenário da comissão.
Publicidade
Parlamentares de oposição lembraram que , na Comissão de Constituição e Justiça, Guedes deixou de responder a perguntas e saiu antes do esperado.
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) defendeu ainda que a participação do ministro não seja remota: "Acredito que ele deveria estar aqui presente para debater a reforma administrativa. Ele já tomou vacina", argumentou.
Publicidade
INCLUSÃO DOS PODERES NA PEC
Relator da PEC, Arthur Maia (DEM-BA)apresentou ontem à Comissão Especial o plano de trabalho para discutir a proposta, sugerindo a realização de12 audiências. Na ocasião, ele voltou a defender a inclusão no texto de membros dos Poderes (ou seja, parlamentares e magistrados),do MP (promotores e procuradores de Justiça) e de militares.
Publicidade
“Minha opinião é que todos sejam incluídos, inclusive nós deputados”, afirmou.
A equipe econômica decidiu deixar esses grupos de fora para evitar questionamentos a respeito de princípios constitucionais (como o da separação dos Poderes). Assim, o governo acabou deixando para o Congresso Nacional a tarefa de fazer essa inclusão.
Publicidade