Programa será oferecido aos professores e demais servidores da Secretaria Municipal de Educação do RioDaniel Castelo Branco

O Programa Saúde Mental está sendo lançado nesta quinta-feira para oferecer apoio psicológico on-line individualizado ou em grupo para os mais de 51 mil profissionais da rede municipal de ensino do Rio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com universidades e associações, tem como objetivo ajudar esses servidores no enfrentamento dos desafios vivenciados durante a pandemia.

O apoio será oferecido por meio de vídeos, palestras, rodas de debate e escuta ativa por profissionais de psicologia. Interessados deverão acessar a página do Rioeduca.net e, ao escolher o atendimento desejado, será automaticamente direcionado para a instituição responsável.

Um serviço complementar ao projeto será o acesso gratuito ao aplicativo COMVC, que ajuda o profissional no dia a dia. Por meio dele é possível entender melhor o que é depressão, ansiedade e estresse.
Desenvolvida para smartphones, a ferramenta monitora o comportamento apresentado pelo paciente e oferece recomendações customizadas para cada perfil. A ação permite a ampliação do autoconhecimento, por meio de gráficos personalizados.

Caso a procura pelos serviços supere o número de vagas ofertadas inicialmente, os inscritos serão incluídos numa fila de espera.
Publicidade
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Entre as instituições parceiras estão a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, a Unisuam e as universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminense (UFF) e de São Paulo (USP).