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Por ANGÉLICA FERNANDES

Rio - Já fez o cálculo de quantos papéis você imprime por dia? Ou quantos comprovantes impressos recebe? Uma empresa americana, consolidada também no Brasil, fez a conta de quanto a substituição do papel por assinatura eletrônica e processos digitais economiza no meio ambiente. E o resultado é surpreendente. Em 2,28 bilhões de documentos online emitidos pela DocuSign, foram evitados mais de 1,8 mil piscinas olímpicas em água e 139 Florestas da Tijuca em árvores.

Um simples papel ofício demora, em média, de 3 a 6 meses para se decompor na natureza. Esse tipo de resíduo é o segundo mais produzido nas cidades, aproximadamente 26%. Em primeiro, com 52%, são lixos orgânicos. E as empresas são as grandes responsáveis pela produção em larga escala de papel, seja em contratos, documentos ou comprovantes. Mas graças a tecnologia, esse cenário já começa a mudar.

"A substituição do papel pelo meio eletrônico é mais segura, rápida, com menos custo, porque não consome papel, tinta e tonner, além de ter uma série de benefícios ecológicos", explicou Marco Américo Antonio, vice-presidente de operações Latam da DocuSign no Brasil. Segundo ele, o grande desafio ainda é comportamental. "O problema é cultural, pois as pessoas acham muito mais seguro que o meio físico, quando o mais confiável é o online", destacou.

A assinatura eletrônica e os processos digitais são feitos por empresas que prestam um serviço de 'aluguel' de espaço na internet, na chamada nuvem. As empresas, ou até pessoas físicas, contratam o sistema e passam a utilizar o meio digital para todos os documentos. Segundo Marco, com o processo online, 80% dos casos são formalizados no mesmo dia.

RESPONSABILIDADE

Uma pesquisa feita pela DocuSign no fim do ano passado constatou que 90% dos entrevistados acreditam que é responsabilidade das empresas a redução do uso de papel no país, e 41% afirmam que veem negativamente companhias que pedem o preenchimento de formulários impressos por levantar dúvidas em relação ao cuidado com o meio ambiente.

Para mostrar o tamanho do problema, a empresa criou uma calculadora de consumo. O internauta coloca a quantidade de documentos que costuma assinar ou enviar por dia e a calculadora mostra a economia disso no meio ambiente. Para cada 5 documentos, por exemplo, são evitados 15 kg de madeira, 250 litros de água, seis horas e R$ 136.

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